Em minhas-financas / turismo

Os melhores aeroportos do Brasil, segundo passageiros

Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, entrevistou 54,4 mil pessoas ao longo de 2017

Malas no aeroporto
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O Aeroporto Internacional de Curitiba foi eleito o melhor aeroporto do Brasil nos últimos cinco anos, segundo a mais recente Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação. 

O aeroporto da capital paranaense, que faz parte da categoria de 5 a 15 milhões de passageiros, ficou em primeiro lugar nos rankings de check-in, raio-X, conforto, restituição de bagagem, controle migratório e controle aduaneiro. 

Com diversas categorias, o levantamento elege todos os anos os melhores aeroportos do país para o prêmio "Aeroportos + Brasil". Para a edição deste ano, a pesquisa entrevistou 54,4 mil pessoas ao longo de 2017.

Na categoria de aeroportos acima de 15 milhões de passageiros, o de Brasília ocupou o primeiro lugar no pódio. Ele também é líder do grupo nos rankings de check-in, raio-X, controle migratório e controle aduaneiro.

Já na categoria de aeroportos com até 5 milhões de passageiros, o de Manaus ficou em primeiro lugar. Ele lidera os rankings de restituição de bagagem, controle migratório, controle aduaneiro e de aeroporto com mais facilidades ao passageiro. Segundo a pesquisa, ele foi o aeroporto que mais evoluiu nos últimos 5 anos, na frente dos de Campinas (SP), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP). 

No lado das companhias aéreas, a Azul ficou em primeiro lugar na categoria de "check-in mais rápido", com tempo de 6 min e 57s. Depois aparecem Avianca (8 min 44s), Latam (8 min 59s) e Gol (9 min 57s). Já na categoria de "aérea com restituição de bagagem mais rápida", a Gol ocupou o primeiro lugar. 

Quer ter dinheiro para viajar? Invista. Abra uma conta na XP

 

Contato