Em minhas-financas / turismo

Boeing apresenta avião conceito que viajará entre Londres e NY em duas horas

Conceito do avião hipersônico foi revelado nesta semana 

Boeing Hipersônico
(Divulgação/Boeing)

SÃO PAULO – A Boeing anunciou nesta semana um novo conceito de aeronave comercial hipersônica que promete viajar de Londres para Nova York em duas horas – rota que, hoje, é realizada em oito horas.

De acordo com a Aviation Week, a aeronave proposta voaria a uma velocidade de mais de 6 mil quilômetros por hora – cerca de cinco vezes a velocidade do som – e a uma altitude de 95 mil pés. Para se ter uma ideia do quão rápido isso é, o Concorde, famosa aeronave supersônica que chegou a operar, viajava a uma velocidade 2,5 vezes menor e a 65 mil pés de altitude.

A aeronave pode atingir velocidades ainda maiores, segundo Kevin Bowcutt, cientista chefe de hipersônicos e especialista técnico da Boeing. Ele diz que com o uso de materiais mais resistentes e engenharia mais avançada, é possível alcançar uma velocidade superior ao Mach 5.

Ainda sem um nome ou designação, o projeto da Boeing é resultado de estudos da companhia com especialistas em velocidade hipersônica. O objetivo inicial da aeronave é de ser capaz de atravessar o oceano Atlântico em apenas duas horas e o Pacífico, em três – e ainda voltar no mesmo dia.

Os passageiros sentirão a velocidade da aeronave não só no tempo da viagem, que será mais curta, mas também fisicamente: por ser tão rápido eles sentirão a força G durante aproximadamente 13 minutos; nos aviões comerciais de hoje, essa sensação dura poucos segundos.

Os primeiros protótipos da aeronave devem ser apresentados somente na próxima década – e seu lançamento, previsto para daqui 20 ou 30 anos.

Quer realizar a viagem dos seus sonhos? Invista seu dinheiro. Abra sua conta na XP

Contato