Em minhas-financas / turismo

Por que viajar para Buenos Aires pode ser mais barato do que para uma cidade brasileira?

O maior custo das companhias aéreas é com o combustível

Viagem - Mapa
(Shutterstock.com)

SÃO PAULO - Quem já ficou em dúvida sobre qual o destino das férias e buscou por passagens internacionais e nacionais para a mesma data já se deparou com preços bem maiores para cidades brasileiras. Um local em que isso comumente acontece é Buenos Aires. Mas por que pode ser mais barato voar para outro país? A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) explica.

Segundo a entidade, o maior custo das companhias aéreas é com o combustível. "No Brasil, o preço-base é mais alto do que a média mundial, apesar da maior parte ser produzida aqui".  A diferença vem da fórmula de precificação definida pelo produtor/importador - a Petrobras é o virtual fornecedor exclusivo - e da incidência de PIS/Cofins.

Esse combustível, sem mais tributos, abastece os voos internacionais das companhias brasileiras e estrangeiras. Já o combustível usado em voos domésticos está sujeito a mais impostos – ICMS em cada estado, com alíquotas de 12% a 25%. "Com isso, mesmo em distâncias semelhantes, os custos dos voos domésticos podem ser mais altos se comparados aos internacionais, refletindo no preço da passagem", explica a Abear, em seu site.

Quer investir para poder viajar pelo mundo? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Contato