Em minhas-financas / turismo

Turista vai começar a pagar taxa para visitar Jericoacoara

Jericoacoara, no Ceará, passa a cobrar taxa sustentável 

Jericoacoara
(ANDRE DIB / Shutterstock.com)

SÃO PAULO - Turistas que visitarem Jericoacoara, no Ceará, terão que pagar uma taxa diária a partir de 21 de setembro deste ano, segundo a prefeitura do município. A Taxa de Turismo Sustentável, será de R$ 5 por dia por visitante para que permaneçam no local.

Esta taxa foi aplicada por meio de uma Lei Complementar (N° 107/2015) que prevê o pagamento da mesma devido “a utilização efetiva ou potencial, por parte dos visitantes, da infraestrutura física implantada e do acesso e fruição ao patrimônio natural da Vila de Jericoacoara”. A proposta é que o valor arrecadado seja destinado a serviços de limpeza, saúde e segurança pública do município.

A prefeitura ressalta que caso a “permanência exceda a quantidade de dias informados” o turista deverá “pagar nova taxa informando o período excedente”.

Esse não é o único destino que cobra pela permanência, Fernando de Noronha, em Pernambuco, por exemplo, cobra taxa similar no valor de R$ 68 durante os primeiros cinco dias, e depois de dez dias o valor é elevado.

A taxa será cobrada no hotel assim que o turista chegar à Vila de Jericoacoara e o valor será referente ao período de estadia por lá. É possível, ainda, gerar um boleto no site da prefeitura municipal e já deixar o valor pago – caso optar pela segunda forma de pagamento o comprovante deverá ser impresso e entregue também no hotel na hora do check-in.

Estão isentos da taxa, crianças com menos de 12 anos, idosos com mais de 60 anos, deficientes físicos e moradores do município.

 

Contato