Em minhas-financas / turismo

10 lugares para viajar em dezembro

O período é de calor no Brasil, neve na Europa, Natal e Ano Novo em quase todos os lugares do mundo.

St. Maarten – Antilhas Holandesas - Caribe
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A procura por viagens em dezembro aumenta muito em relação aos outros meses do ano, seja motivada por férias escolares ou folgas no trabalho motivadas pelo feriado de Natal e Ano Novo.

O site “Quanto custa viajar” selecionou 10 lugares para viajar em dezembro, período de calor no Brasil, neve na Europa, Natal e Ano Novo em quase todos os lugares do mundo. Veja as dicas:

São Luís – Maranhão

Patrimônio Mundial pela Unesco, a capital do Maranhão é uma colorida mistura que passou pelas mãos de franceses, holandeses e portugueses na época da colonização. Aproveite o bom clima dessa época para conhecer os belos edifícios antigos e as tradições culturais, como a folclórica apresentação do Bumba-Meu-Boi. Os ventos também favorecem os esportes a vela e os mergulhos nas cachoeiras incríveis da Chapada das Mesas.

 Jalapão – Tocantins

Se não curte praia, aproveite os dias quentes do verão para se aventurar entre as maravilhas do Jalapão. O destino no cerrado brasileiro é repleto de trilhas, dunas avermelhadas, cachoeiras, fervedouros, e belezas naturais, é um verdadeiro paraíso para quem pratica o ecoturismo e encara desafios. Em dezembro, há pancadas de chuvas, mas ainda assim dá para se divertir.

 Berlim – Alemanha

Há quase 600 anos, mais de 150 cidades alemãs seguem a tradição de montar os encantadores mercados de Natal, destacando-se no continente europeu. As cidades de Berlim, Munique, Dresden e Nurembergue são as principais desse período, reunindo barracas decoradas que vendem desde as típicas salsichas até brinquedos artesanais.

 Bandas e corais fazem o fundo musical do evento, que consegue despertar a magia do espírito natalino em qualquer mortal. Percorrer a Rota Romântica nessa época também não é má ideia.

 Viena – Áustria

Considerada a melhor cidade para se viver no mundo, Viena é também um destino magnífico para conhecer na época do Natal. A charmosa cidade ganha decoração iluminada e mercados típicos, com mais de 150 barracas.

 A noite anterior ao Ano Novo também é animada. Chamada de “Silvesterpfad”, é feito um tour pelo centro, passando por 12 palcos de rock, pop, disco, jazz, música clássica e latina. Tudo isso regado com muita comida e bebida, além de várias outras atrações. O clima frio, com temperaturas variando de -3°C a 3°C, garante neve e condições favoráveis para curtir também os alpes austríacos, onde há atividades como esqui, snowboard e belos resorts de inverno.

 Copenhague – Dinamarca

As tradições natalinas são levadas a sério na Dinamarca e os lares se preparam anualmente para o grande dia. A capital fica toda iluminada e tem como um dos principais atrativos o parque Jardins de Tivoli, que ganha decoração e programação especial, incluindo performances, queimas de fogos, pista de patinação no gelo e até duendes. Outro destaque é o Mercado de Natal, um dos melhores da Escandinávia, onde barracas são abastecidas com artesanatos finos, acessórios, geleias, vinhos e ingredientes para compor a ceia.

Lapônia – Finlândia

A suposta “terra natal do Papai-Noel” não pode ficar de fora dessa lista. A Lapônia é um dos grandes símbolos natalinos e tem diversos atrativos nesse período, coberto por neve. Em Rovaniemi, a 900 km da capital Helsinque, está uma das principais atrações do país, a Aldeia do Papai Noel (Santa Claus Village), que é supostamente o lar deste personagem que cativa as crianças e até os adultos há tantos anos.

Com entrada gratuita, a vila reúne muitas luzes, passeios de rena, o autêntico Papai Noel – disponível para fotos, loja de souvenires, restaurantes, hotéis e um museu. Nos arredores também está o Santa Park, um parque de diversões temático.

 Luang Prabang – Laos

O Natal tipicamente cristão passa bem longe de Laos, mas essa ainda é a melhor época para visitar o país asiático, quando há pouca chuva e temperaturas amenas. Considerada Patrimônio Mundial da Unesco, Luang Prabang é uma das cidades mais charmosas do continente, reunindo paisagens surreais, templos pitorescos e uma rica arquitetura. Além disso, seus preços são bastante convidativos. Aproveite para dormir a 40 metros de altura na Reserva Natural Bokeo, que abriga as casas na árvore mais altas do mundo.

Jaipur – Índia

A Índia está com um clima bem agradável nesse período. Em Jaipur, os termômetros chegam até 26°C, sem chances de chuvas. A cidade é conhecida como a terra dos marajás, o que justifica o grande número de palácios e construções imponentes, como é o caso do Jal Mahal, o “palácio da água”. Acessada apenas de barco, a construção no lago Man Sagar é um dos locais mais fotografados do destino, porém, será transformado em um restaurante ultra exclusivo.

St. Maarten – Antilhas Holandesas

Um dos principais destinos do Caribe, Saint Maarten ainda não caiu tanto nas graças dos brasileiros quanto suas vizinhas. Porém, os atrativos naturais dessa ilha são igualmente belos. Baías tranquilas, cassinos e compras favoráveis, já que o território é livre de impostos, costumam atrair os turistas.

Aproveite que o período de furacões já passou para curtir as praias de mar cristalino e extremamente azul. Maho Beach é a mais conhecida entre elas devido à proximidade com o aeroporto, fazendo com que os aviões passem bem rente ao público que se aventura a observá-los de perto.

Chicago – Estados Unidos

A Cidade dos Ventos é uma boa pedida para quem quer passar as festas de final de ano no Estados Unidos, fugindo de Nova York. Seus principais marcos, como a Magnificent Mile, ficam cobertos por milhões de luzes e outros itens decorativos. As ruas ganham mercados de Natal, parecidos com os europeus, além de pistas de patinação no gelo. A cidade de Boston também é uma boa opção nessa época.

 

Contato