5 coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem quando viajam

Seja em viagens a lazer ou a trabalho, pessoas com carreiras bem-sucedidas possuem rituais em comum antes de pegar as malas e cair na estrada

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Seja em viagens a lazer ou a trabalho, pessoas com carreiras bem-sucedidas possuem rituais em comum antes de pegar as malas e cair na estrada.

A startup Viajala.com.br, metabuscador de voos e hotéis, enviou ao InfoMoney uma pesquisa realizada com diretores, CEOs e CMOs para saber o que as pessoas bem-sucedidas sempre fazem durante uma viagem ou antes dela.

1. Calcular economia de tempo e espaço

Checar as condições do trânsito ou as opções de transporte público até o aeroporto com antecedência, aproveitar todas as oportunidades de adiantar um voo e usar aplicativos que facilitem o controle dos horários são algumas das formas de se planejar sem dor de cabeça.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra diretriz dos grandes executivos em viagens de negócios é nunca despachar bagagem. Fazer uma mala de mão pequena, levando apenas o essencial, deixa a viagem mais leve e economiza tempo na preparação, no check-in e na saída, evitando as filas quilométricas de despacho e o tempo de espera na esteira. Sempre que possível, opte pela bagagem de mão. 

2. Garantir entrada nas salas VIP dos aeroportos

Seja com programas de milhagem ou com cartões de crédito especiais, esse “passe livre” não falta na mão dos grandes executivos, de acordo com a startup. As salas VIP dos aeroportos fornecem não só comida e bebida, mas comodidades como internet, tomadas e sofás.

Assim, o tempo parado no aeroporto pode ser utilizado com tranquilidade e conforto para trabalhar, carregar os dispositivos eletrônicos, tomar um vinho, ler e até fazer networking, ficando de olho em novos contatos e oportunidades de negócios que possam aparecer por ali.

Continua depois da publicidade

3. Manter a rotina, onde quer que esteja

As viagens podem ser encaradas como “exceções à rotina”, mas a verdade é que quem viaja muito raramente pode se dar ao luxo de dispensar as atividades essenciais.

Manter um calendário de atividades similar ao que se mantém em casa (ou seja, continuar com o mesmo plano de alimentação, exercícios físicos, leitura, meditação, etc, que seja seguido no dia-a-dia) é um dos segredos das pessoas bem-sucedidas para não descuidar da saúde, do foco e da disciplina ao viajar.

4. Pesquisar sobre a cultura e o idioma do destino

Conhecer costumes e situação econômica do país que vai visitar pode evitar equívocos que afetam a sua segurança ou a sua relação com as pessoas locais: estudar a cultura do destino previne cometer gafes ou ofensas, ainda que sem intenção.

Em alguns lugares, atitudes simples como beber cerveja na rua podem resultar em multas altas ou até em prisão. É importante saber de antemão quais roupas usar ou se algum gesto ou comportamento é ofensivo ou proibido no país.

5. Garantir momentos de lazer nas viagens a trabalho

Planejar a agenda de forma a prever um tempo livre é essencial para estimular a criatividade, evitar o estresse e assegurar uma boa disposição full time nas viagens de negócios. Ou seja: mesmo que o calendário esteja apertado, é melhor não perder o happy hour ou uma visita cultural.

Invista para viajar mais: abra uma conta na XP – é de graça!

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney