Em minhas-financas / turismo

Vídeo mostra muro do Beco do Batman sendo pintado de cinza

Morador decidiu apagar com tinta os grafites da parte externa do muro de sua casa  

SÃO PAULO – Região turística de São Paulo por seus grafites coloridos, o Beco do Batman amanheceu nesta terça-feira com um de seus muros totalmente pintado de cinza por um morador das casas ao seu redor. João Batista da Silva, de 70 anos, foi gravado na tarde de segunda-feira com tinta finalizando a pintura e o vídeo foi publicado no Facebook.

À Folha de São Paulo, Batista disse não se tratar de um “protesto”. “O muro é meu e faço o que eu quiser. O pessoal está abusando muito, não respeita a gente”, reclamou. Algumas horas depois de sua pintura, já havia novos escritos e cartazes sobre o cinza.

Ainda segundo ele, surgiu em outubro a ideia de apagar os grafites, depois de um grafiteiro dizer que o morador deveria “agradecer” as pinturas. “Fiquei com raiva”, afirma ele, que sofre com barulho de turistas que movimentam o local o dia inteiro. 

Normalmente, o Beco acumula cerca de 150 grafites por vez e recebe visitas de turistas, mas também serve como locação para gravações de filmes e comerciais, além de ter atraído movimento e comércio para o local nos últimos anos. Em maio do ano passado, a característica de turismo do local garantiu que recebesse nova iluminação de LED.

A publicação original do vídeo no Facebook já tem mais de 484 mil visualizações, 7.912 compartilhamentos, 3,2 mil curtidas e 81 comentários, em sua maioria contrários à pintura.

 

Contato