Em minhas-financas / turismo

As melhores cidades do mundo para se viver em 2017

O ranking é um dos mais completos elaborados no mundo

Viena, Áustria
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Viena, na Áustria, é a melhor cidade do mundo para se viver, de acordo com o levantamento anual “Quality of Living Index”, realizado pela consultoria Mercer.  O ranking é um dos mais completos elaborados no mundo e é criado com o intuito de auxiliar empresas multinacionais a alocar funcionários internacionalmente.

Dentre os critérios utilizados para a classificação estão: ambiente político e social (estabilidade política, crime, força da lei); cenário econômico (funcionamento de bancos, moeda); ambiente sociocultural (liberdade de imprensa, limitações dos indivíduos); serviços de saúde (hospitais, doenças, poluição do ar); escolas e educação (metodologia utilizada, presença de escolas internacionais); serviços e transporte públicos (eletricidade, água, transporte público, trânsito); áreas de lazer (restaurantes, teatros, cinemas, esporte); consumo (disponibilidade de produtos alimentícios, carros); moradia (aluguel, mobília, serviços de manutenção); meio ambiente (clima, acompanhamento de desastres naturais).

O topo do ranking é formado por cidades europeias, a maior parte situada na Alemanha e na Suíça, como é o caso de Zurique (2º), Munique (4º) e  Düsseldorf (6º). Países da Oceania, como Austrália e Nova Zelândia, também configuram a lista, com  as cidades de Auckland (3º) e Sydney (10º). Apenas quatro cidades brasileiras estão na lista. Brasília aparece em primeiro, na 109ª posição. Em seguida vem Rio de Janeiro (118ª), São Paulo (121º) e Manaus (127º).

Ao todo, o ranking conta com 230 países, dos quais o InfoMoney selecionou os 25 primeiros:

Cidade País
1. Viena Áustria
2. Zurique Suíça
3. Auckland Nova Zelândia
4. Munique Alemanha
5. Vancouver Canadá
6. Düsseldorf Alemanha
7. Frankfurt Alemanha
8. Geneva Suíça
9. Copenhage Dinamarca
10. Brasileia Suíça
11. Sydney Austrália
12. Amsterdã Holanda
13. Berlim Alemanha
14. Berna Suíça
15. Wellington Nova Zelândia
16. Melbourne* Austrália
16. Toronto* Canadá
18. Ottawa Canadá
19. Hamburgo Alemanha
20. Estocolmo Suécia
21. Luxemburgo Luxemburgo
22. Perth Austrália
23. Montreal Canadá
24. Nuremberga Alemanha
25. Singapura Singapura

 

Contato