Conteúdo editorial apoiado por

Guia do Seguro – Cuidado ao contratar um seguro

Guia do Seguro - Cuidado ao contratar um seguro

Equipe InfoMoney

Publicidade


Se você está pensando em fazer um seguro, seja ele de vida, do seu carro, da sua casa, é provável que você acabe escolhendo aquele que custa menos, sem levar em consideração outros aspectos importantes. Parece óbvio, mas a primeira regra ao escolher um seguro é saber exatamente o que você quer segurar. Seguem abaixo algumas dicas importantes:

0 Coloque tudo no papel: ao fazer um seguro, a maioria das pessoas pede cobertura para tudo, esquecendo que o seu conceito de tudo pode não ser o mesmo do seu corretor. Por isso, se você está interessado em contratar um seguro certifique-se de que tudo está no papel para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
0 Analise custo benefício com cuidado: em alguns casos o corretor está tão preocupado em vender a apólice, que propõe a exclusão de algumas coberturas que talvez não sejam do seu interesse. A economia que você faz com a mensalidade pode não compensar os custos que terá de pagar caso venha a precisar da cobertura em questão.
0 Importância do perfil do segurado: pequenas mudanças no perfil de risco do segurado podem fazer muita diferença com relação ao custo do serviço, pois o cálculo do valor é feito com base no risco analisado, ou seja, no risco de sinistro.
0 Pacotes podem ser atrativos: algumas empresas já trabalham com produtos em pacote, permitindo descontos bastante atrativos para o consumidor final, visto que a seguradora é capaz de integrar de forma mais eficiente as informações, reduzindo o risco do pacote como um todo.
0 Pesquise várias seguradoras: não deixe de pesquisar preços e benefícios de pelo menos três empresas, pois as diferenças de preço podem ser enormes. Atualmente, as seguradoras estão cada vez mais atentas a todos os tipos de risco que podem aumentar a chance de haver uma ocorrência (ex. localização da residência, garagem privativa ou não etc.). Não se esqueça de verificar possíveis benefícios que a seguradora oferece, como, por exemplo, oferecer seguro desemprego junto com a venda de outro seguro. Nestes casos, se o segurado perder o emprego os prêmios do outro seguro serão quitados e você não corre o risco de ter seu contrato cancelado!

Por último, vale a pena ressaltar a importância de verificar se a empresa está habilitada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) para atuar no mercado de seguros. Já é possível consultar a situação financeira das seguradoras através do site da Susep. Outra possibilidade é consultar o Cadastro de Reclamações do Procon, verificando como a empresa se comporta no caso de reclamações.

No caso dos corretores independentes, verifique se ele está habilitado a operar no mercado, se é sindicalizado, quanto tempo está no ramo e para quais seguradoras ele trabalhou antes de se tornar autônomo.