Em minhas-financas / seguros

Guia do Seguro - Para que servem os seguros

Guia do Seguro - Para que servem os seguros

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">

Os seguros nada mais fazem do que cobrir um risco: de você ter o seu carro roubado, de incêndio na sua residência, de ter que fazer uma operação de emergência ou simplesmente de falecer e deixar sua família desamparada. Ao fazer um seguro, você garante que terá direito ao recebimento de uma certa quantia, também conhecida como indenização ou cobertura, caso um destes eventos venha a acontecer.

Como possuem vários clientes que compram produtos diferentes, as seguradoras conseguem, desta forma, diversificar e reduzir o risco de que estes eventos indesejáveis venham a acontecer. Como reduzir não significa eliminar, parte do dinheiro que você paga para a seguradora é colocado em um reserva, cujos recursos são aplicados no mercado financeiro. Ao aplicar os recursos desta reserva, a seguradora consegue não só cobrir seus custos operacionais, como também cobrir as indenizações, quando e se necessário.

Os seguros podem ser agrupados em três classes distintas: os que cobrem risco de que algo aconteça com uma pessoa (seguro de vida ou de saúde), com um bem (de automóvel ou residência), ou com terceiros (seguro de responsabilidade civil). O primeiro passo a ser tomado é identificar o risco que você quer cobrir; feito isto, você precisa determinar que tipo de cobertura e garantia quer receber. Com base nestes parâmetros, a seguradora estabelece a compensação econômica do segurado, isto é, a indenização que irá receber.




 

Contato