Conteúdo editorial apoiado por

Sancionada nova lei de licitações de obras públicas que permite uso de título de capitalização

Cerca de R$ 30 bilhões anuais devem ser utilizados como garantia de contratos de projetos públicos, estima representante do setor

Equipe InfoMoney

Publicidade

A nova Lei de Licitações (14.770/2023), sancionada na última sexta-feira (22/12), vai permitir a utilização de títulos de capitalização como garantia nas licitações e contratações públicas de obras e serviços em âmbito federal, estadual e municipal. As empresas licitantes e as contratadas poderão ofertar títulos da modalidade Instrumento de Garantia para sua participação em licitações e, caso vencedoras, a execução dos serviços já licitados. A operação passa a ser válida em todos os modelos de contratação pública.

“Esta é mais uma vitória para o segmento de capitalização e todo o mercado segurador, que poderá contar com esse tipo de garantia, prevista em lei, em suas transações. Estimamos que, com a segurança jurídica que a nova lei traz, os títulos de capitalização poderão garantir cerca de R$ 30 bilhões por ano do volume total de contratos de projetos, obras e outros serviços públicos que são contratados a cada ano pelo governo federal, estados e municípios”, comenta Denis Morais, presidente da FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), representante das empresas que operam no setor.

De acordo com o diretor de Relações Legislativas da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Esteves Colnago, com a sanção da lei, haverá um aumento da concorrência nos certames, permitindo que as reservas técnicas existentes no segmento de capitalização possam ser utilizadas para a melhor execução de obras, serviços e políticas públicas. “Dessa forma, amplia-se ainda mais a atuação deste segmento no desenvolvimento de diversas regiões do país”, afirma Esteves.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.