Fipe prevê IPC de 1,58% em janeiro

Para 2015, a expectativa do coordenador do IPC, André Chagas, é de que a inflação do paulistano encerre em 4,99%, ante 5,2% em 2014

Estadão Conteúdo

Publicidade

A inflação na capital paulista deve fechar janeiro com alta de 1,58%, o que, se confirmado, será a maior elevação para meses de janeiro desde 2003, quando o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) fechou em 2,19%, no primeiro ano de governo do então presidente Lula.

Para 2015, a expectativa do coordenador do IPC, André Chagas, é de que a inflação do paulistano encerre em 4,99%, ante 5,2% em 2014. O economista disse que tal projeção é “realista”, dada a perspectiva de preços livres mais contidos ao longo deste ano, a despeito da pressão dos administrados.

Cálculos da Fipe mostram que só os reajustes recentes de transporte urbano e integração na cidade de São Paulo darão uma contribuição positiva de 0,75 ponto no IPC entre janeiro e fevereiro. Além disso, o impacto desse aumento e o reajuste em torno de 6% nas contas de água pela Sabesp no ano passado, mais a alta esperada em energia elétrica, elevarão em 1,2 ponto porcentual o IPC de 2015.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Chagas, a expectativa de desaceleração da economia chinesa e de outros países poderá continuar pressionando os preços de algumas commodities para baixo este ano, especialmente as agrícolas. Neste cenário, ele acredita que a inflação de preços livres, principalmente de alimentos, poderá ficar mais comedida, assim como de alguns serviços. “Tem ainda a política fiscal mais apertada e o aumento dos juros atuando para conter o mercado de trabalho, o que pode favorecer a inflação (mais contida)”, estima.