Alta dos alimentos afetou vendas de supermercados

O subgrupo alimentação em domicílio registrou inflação de 8,4% nos 12 meses encerrados em setembro, contra uma alta de 6,8% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

Estadão Conteúdo

Publicidade

Embora mais comportada do que no ano passado, a inflação de alimentos ainda atrapalha os resultados do setor de supermercados, segundo Juliana Vasconcellos, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas recuaram 0,3% em setembro ante agosto. Na comparação com setembro de 2013, a queda foi de 2%. “No caso de supermercado, é preço. O preço da alimentação em domicílio está acima da inflação”, justificou Juliana.

O subgrupo alimentação em domicílio registrou inflação de 8,4% nos 12 meses encerrados em setembro, contra uma alta de 6,8% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mesmo período. A gerente do IBGE cita também a influência da desaceleração da renda sobre a queda nas vendas do segmento. A massa salarial dos ocupados no País cresceu 2,8% nos 12 meses encerrados em setembro de 2013. A alta foi reduzida para apenas 0,9% nos 12 meses encerrados em setembro de 2014. “(A renda) Está crescendo, mas num patamar mais baixo”, lembrou.