IGP-M tem leve queda de 0,07% na 1ª prévia de outubro, com preços no atacado

O indicador, que havia mostrado recuo dos preços pela última vez no fechamento de agosto, encerrou setembro com avanço de 0,20 por cento

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve leve queda de 0,07 por cento na primeira prévia de outubro, frente à alta de 0,26 por cento no mesmo período do mês anterior, por conta da deflação dos preços no atacado.

O indicador, que havia mostrado recuo dos preços pela última vez no fechamento de agosto, encerrou setembro com avanço de 0,20 por cento, informou a Fundação Getulio Vargas nesta quinta-feira.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, recuou 0,24 por cento na primeira prévia de outubro, após alta de 0,31 por cento no mês anterior.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Destacou-se a queda de 0,69 por cento nos preços das matérias-primas brutas, após avanço de 0,48 por cento no mesmo período de setembro, com recuo de 2,73 por cento no preço da soja em grão.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30 por cento no índice geral, acelerou a alta a 0,30 por cento, contra 0,18 por cento na primeira prévia de setembro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), ainda segundo a FGV, teve alta de 0,09 por cento, ante 0,12 por cento na primeira apuração do mês anterior. O INCC responde por 10 por cento do IGP-M.

Continua depois da publicidade

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

A primeira prévia do IGP-M calcula as variações de preços no período entre os dias 21 e 30 do mês de setembro.

(P; Edição de Patrícia Duarte)

Tópicos relacionados