Após denúncias na web, RJ faz operação para combater preços abusivos

A primeira ação, chamada de "Consumidor, essa é sua praia", teve início na orla da cidade

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Após a campanha “Rio Surreal” – que denuncia preços abusivos praticados na cidade do Rio de Janeiro – ganhar força nas redes sociais, as secretarias municipais de Defesa do Consumidor e Ordem Pública da cidade deram início às operações permanentes de fiscalização e combate a práticas abusivas contra consumidores cariocas.

A primeira ação, chamada de “Consumidor, essa é sua praia”, teve início na orla da cidade, onde fiscais e agentes da prefeitura distribuíram exemplares do CDC e entregaram panfletos educacionais com orientações aos comerciantes e consumidores sobre a elevação de preços sem justa causa, assim como cobrança abusiva, venda casa e preços rasurados.

De acordo com a secretária municipal de Defesa do Consumidor e coordenadora do Procon Carioca, Solange Amaral, a partir do próximo sábado, quem for flagrado na orla com práticas que prejudiquem o consumidor, será notificado, multado, ou, em casos mais graves, poderá perder a licença concedida pela Prefeitura.

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“Pela primeira vez, o Código de Defesa do Consumidor vai à praia. Nosso objetivo é estimular uma melhor convivência entre consumidores e fornecedores”, explicou Solange Amaral.

O trabalho abrange 23 pontos da orla marítima, do Flamengo ao Recreio e dos Bandeirantes. Na última quarta-feira (12), as equipes se concentraram nas praias de Copacabana, Leme, Flamengo e São Conrado. Hoje (13), será a vez do Arpoador, Ipanema e Leblon e, na sexta-feira (14), serão contempladas as orlas da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Os consumidores que se sentirem prejudicados poderão enviar suas reclamações ao Procon Carioca pelo Facebook (www.facebook.com/proconcarioca), Twitter (twitter.com/ProconCarioca), e-mail (atendimento@proconcarioca.org.br) ou pelo site www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca.