Inflação do idoso avançou 5,48% em 2013

Entre o terceiro e quarto trimestre de 2013, a taxa do IPC-3i registrou acréscimo de 1,91 ponto percentual

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com o IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), divulgado nesta terça-feira (14) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a inflação para a população com idade acima de 60 anos encerrou o ano com variação de 5,48%. Com este resultado, a variação do indicador ficou abaixo da taxa acumulada pelo IPC-BR, que foi de 5,63%, no mesmo período.

Segundo o levantamento, entre o terceiro e quarto trimestre de 2013, a taxa do IPC-3i registrou acréscimo de 1,91 ponto percentual, passando de 0,19% para 2,10%.

Influências
No quarto trimestre, todas as oito classes de despesa componentes do índice registraram avanços em suas taxas de variação, a principal contribuição partiu do grupo Alimentação, cuja taxa passou de -1,79% para 3,56%. O item que mais influenciou o comportamento desta classe de despesa foi hortaliças e legumes, que variou 12,77%, no quarto trimestre, ante -33,25%, no anterior.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contribuíram também para o acréscimo da taxa do IPC-3i os grupos: Transportes (-0,51% para 1,95%), Habitação (1,04% para 1,75%), Educação, Leitura e Recreação (0,89% para 2,51%), Vestuário (0,40% para 2,31%), Comunicação (0,17% para 0,91%), Despesas Diversas (0,53% para 1,61%) e Saúde e Cuidados Pessoais (1,19% para 1,49%).

Para cada uma destas classes de despesa, vale citar o comportamento dos itens: gasolina (-0,08% para 3,78%), condomínio residencial (0,15% para 2,30%), passagem aérea (1,20% para 24,49%), roupas (0,02% para 2,50%), tarifa de telefone móvel (0,05% para 2,44%), cigarros (0,07% para 2,78%) e salão de beleza (1,26% para 2,52%), respectivamente.