Gastos com saúde aumentam e custo de vida de paulistanos tem alta em agosto

No oitavo mês do ano, o ICV variou 0,09%, o mesmo percentual apresentado em julho

Gladys Ferraz Magalhães

Publicidade

SÃO PAULO – O ICV (Índice de Custo de Vida) da cidade de São Paulo variou 0,09% em agosto. De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que divulgou os dados nesta sexta-feira (6), o resultado é igual ao apurado em julho.

Segundo o indicador, os gastos com itens de Saúde (0,65%) e Habitação (0,04%) foram os que mais influenciaram o resultado do mês.

Neste sentido, em Saúde, o aumento é reflexo das altas em assistência médica (0,80%), por conta, especialmente, dos acréscimos em seguros e convênios (0,90%), exames laboratoriais (0,54%) e consultas médicas (0,42%). Já no grupo Habitação, a alta resultou das variações de locação, impostos e condomínio (0,25%) e conservação do domicílio (0,96%).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No que diz respeito aos outros grupos que compõem o ICV, estes registraram as seguintes variações: Alimentação (0,00%), Transporte (-0,15%) e Equipamento Doméstico (-0,39%).

Renda
Por estrato de renda, em agosto, o custo de vida acelerou para dois dos três grupos analisados pelo Dieese, com destaque para aqueles com maior rendimento mensal, cujo custo de vida ficou 0,16% mais caro no mês passado.

Para as famílias com nível intermediário de renda, houve acréscimo de 0,03%, enquanto que para as de menor poder aquisitivo houve recuo de 0,05% no custo de vida.