Buenos Aires irá lançar seu próprio índice de preços

Economistas e empresas privadas medem uma taxa anual de inflação de quase 25%

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – O governo da cidade de Buenos Aires planeja lançar seu próprio índice de preços ao consumidor, para substituir os dados oferecidos pelo governo federal, que são considerados falsos.

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, o Indec, agência nacional de estatísticas, afirma que os preços no país subiram 10% no último ano, porém, o índice de inflação medido por empresas particulares apontam uma taxa anual de quase 25%. Além disso, o FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou que a Argentina tem até o dia 29 de setembro para enviar informações confiáveis.

A cidade pretende copiar a metodologia utilizada nos Estados Unidos e na Europa, e oferecerá revisões públicas dos dados para garantir a transparência do serviço. Segundo o secretário de finanças de Buenos Aires, Nestor Grindetti, o índice será usado como referência para as negociações salariais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Economistas
Os dados inflacionários têm sido criticados desde o início de 2007, quando economistas e empresas privadas passaram a divulgar números diferentes dos informados oficialmente. Porém, esses profissionais passaram a ser multados e acusados pelo governo de utilizar como base os valores ganhos por eles próprios. Um grupo de deputados de oposição chegou a lançar um índice mensal “real” da inflação, produzido por economistas anônimos, visando à proteção dos mesmos.

O prefeito portenho Mauricio Macri está colocando os temas de inflação e informações manipuladas pelo governo em pauta para abordar as eleições parlamentares, que acontecem em novembro.