Resultado do IPCA-15 vem acima do esperado e preocupa analistas

Especialistas seguem projetando aumento na inflação; cenário externo e depreciação do real são fatores que influenciam

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – O resultado do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15) divulgado nesta terça-feira (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) surpreendeu os analistas que, por sua vez, seguem projetando aumento no indicador.

“O atual resultado, de 0,53%, ficou acima da mediana de 0,49% das nossas expectativas do mercado”, diz José Francisco de Lima Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator.

Segundo analistas, o grupo Alimentação e Bebidas deverá registrar, no fechamento de setembro, taxa próxima à observada no IPCA-15, como reflexo das altas dos preços agropecuários no atacado. “Por sua vez, os grupos Transporte e Vestuário também devem exercer pressões positivas, contribuindo para a aceleração do IPCA”, avalia Flavio Combat, da Concórdia Corretora.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esta é a mesma opinião da equipe da LCA Corretora, que completa: “deveremos observar a manutenção do forte ritmo de alta do grupo Vestuário. Com isso, esperamos que o IPCA fechado de setembro registre taxa ao redor de +0,53%”, acreditam.

Demanda e mercado de trabalho robustos
O Banco HSBC ressalta ainda outros fatores que chamam a atenção nos dados divulgados nesta terça-feira. “A demanda interna global e os indicadores do mercado de trabalho permanecem robustos, o que ajuda a explicar a aceleração dos preços dos serviços, de 8,8% nos 12 meses encerrados em agosto para 8,9% em setembro”, ressaltam.

Segundo os economistas do banco, há sérios riscos de observamos um forte aumento da inflação até dezembro deste ano, pois o front internacional continua a ser um fator de risco no nosso cenário de inflação.

Continua depois da publicidade

“A depreciação do real nas últimas semanas constitui um risco significativo de crescimento da inflação, especialmente se considerarmos a força da demanda doméstica e o aperto no mercado de trabalho”, concluem.