Plano de saúde particular pode ficar até 13,55% mais caro

O percentual é válido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou que os planos de saúde individuais e familiares podem sofrer um reajuste de até 13,55% entre maio deste ano e abril de 2018 – dependendo da data de aniversário dos contratos.

O percentual é válido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98 e atinge cerca de 8,2 milhões de beneficiários, o que representa 17,2% do total de 47,5 milhões de consumidores de planos de saúde no Brasil, de acordo com a agência.

A ANS orienta que os beneficiários de planos individuais fiquem atentos aos seus boletos de pagamento para conferir se o percentual de reajuste aplicado é igual ou inferior ao definido e se a cobrança com o índice de reajuste está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato, que é o mês em que o contrato foi firmado. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Somente as operadoras autorizadas pela ANS podem aplicar reajustes. Clique aqui para saber se a sua está incluída.  

Para chegar ao número do reajuste, a metodologia usada pela agência considera a média dos porcentuais de reajuste aplicados pelas operadoras aos contratos de planos coletivos com mais de 30 beneficiários.  

A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (19/05). 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.