Em minhas-financas / planos-saude

Sistema Unimed deverá absorver clientes da Unimed Paulistana

Empresa deve decretar a venda compulsória de sua carteira de clientes no início deste mês

SÃO PAULO – Os clientes da Unimed Paulistana serão incorporados ao Sistema Unimed, de acordo com um Termo de Ajustamento de Conduta firmado junto com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Ministério Público Estadual de São Paulo e o Procon-SP.

Os consumidores de planos individuais e familiares e coletivos empresariais com até 30 vidas da operadora poderão fazer o exercício da portabilidade extraordinária de carência para planos individuais ou familiares de sua escolha no sistema Unimed, no prazo de 30 dias, a partir desde a última quinta-feira (1º). 

Já os beneficiários da Unimed Paulistana que estão em planos coletivos por adesão e empresariais com mais de 30 vidas já estão sendo transferidos para outras operadoras. 

Portabilidade
Os beneficiários domiciliados na área de ação da Unimed Paulistana poderão escolher produtos ofertados pela Central Nacional Unimed, Unimed Fesp e Unimed Seguros. As operadoras registraram quatro novos tipos de planos de saúde individuais e familiares específicos junto à ANS para receber os consumidores.

Os clientes domiciliados fora dos municípios de ação da Unimed Paulistana serão encaminhados para as operadoras do Sistema Unimed que atendem localmente e poderão fazer a portabilidade para os planos individuais ofertados.

As operadoras deverão enviar, em até 20 dias, uma carta aos beneficiários com orientações informando sobre a portabilidade extraordinária e detalhando os respectivos preços máximos dos produtos e a documentação necessária para o exercício desse direito.

Para atender os clientes em processo de transferência, as operadoras deverão manter postos de venda abertos em dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, até a conclusão da portabilidade. 

Os telefones para contato são:
Unimed do Brasil: (11) 3265-4000
Central Nacional Unimed: 0800 94 25 888
Unimed Seguros: 0800 020 78 55
Unimed FESP: 0800 702 0400

Atendimentos
Os atendimentos de urgência e emergência serão imediatamente assumidos pelas operadoras Central Nacional Unimed, Unimed FESP e Unimed Seguros. Os casos de internação e pacientes que se encontram em tratamento continuado têm prioridade na efetivação da portabilidade e serão contatados pelo Sistema Unimed prioritariamente.

Além disso, o TAC estabelece ainda que as operadoras que receberão os beneficiários devem cumprir os prazos máximos de atendimento estipulados pela ANS na Resolução Normativa nº 259/2011.

Caso a capacidade de atendimento e a adequação da rede oferecida não se mostre suficiente, as Unimeds deverão fazer os ajustes de ampliação necessários. O não cumprimento das obrigações assumidas no Termo resultará em multa diária no valor de R$ 5 mil.

 

Contato