ANS lançará site para consumidor comparar qualidade de planos de saúde

Portal permitirá ao usuário de plano analisar diferentes indicadores, como estrutura, assistência e satisfação dos beneficiários

Publicidade

SÃO PAULO – O consumidor poderá comparar a qualidade dos planos de saúde na internet. Segundo o Ministério da Saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) irá lançar, ainda este ano, um portal que permitirá ao usuário de plano analisar diferentes indicadores, como estrutura, assistência e satisfação dos beneficiários.

O portal também possibilitará que a população observe a rede de cobertura de cada plano. Na opinião do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa irá facilitar a escolha na hora da contratação ou migração.

“Esse é um mercado que cresceu muito e as regras de qualidade de atendimento ainda estão em consolidação. Iniciativas como esta do site ajudam nessa regulação. Atualmente, já existem alguns parâmetros para comparação dos planos, mas ainda não existia a possibilidade de realizar a comparação direta através dos índices de qualidade de atendimento, o que será possível com o lançamento do portal”, disse o ministro.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Planos
Os indicadores que poderão ser avaliados pelo site são: estrutura e operação, econômico-financeiro, assistenciais de atenção à saúde e satisfação dos beneficiários. Todos eles compõem o IDSS (Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar), criado para avaliar a qualidade das operadoras.

De acordo com informações da ANS, o Brasil conta com mais de 47,8 milhões de beneficiários de planos de assistência médica, sendo que, no primeiro semestre de 2012, foram registradas quase 8 mil reclamações contra diversas seguradoras.

No início de julho, a Agência informou a suspensão da comercialização de 288 planos de saúde e 37 operadoras. A decisão foi tomada a partir de uma avaliação sobre o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelas empresas.