Governo lança programa de saúde ligado ao SUS destinado às gestantes

Presidente Dilma Rousseff destaca que desigualdade social é mais intensa no sistema de saúde; investimento chega a R$ 9 bilhões

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Novo programa do governo, anunciado na última segunda-feira (28) pela presidente Dilma Rousseff, fornecerá às gestantes de todo o Brasil vale-transporte, para que realizem exames e compareçam à consulta pré-natal, e vale-taxi, para chegarem a maternidade. 

Com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e materna, a iniciativa, que leva o nome de Rede Cegonha e é ligada ao SUS (sistema único de saúde), terá investimentos previstos da ordem de R$ 9 bilhões até 2014, informou a Agência Brasil. 

No lançamento do programa, Dilma Rousseff lembrou o compromisso que assumiu durante a campanha eleitoral, de melhorar as condições do sistema público de saúde no País. A presidente ainda enfatizou que a desigualdade é mais severa no sistema de saúde.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Programa
De acordo com o cronograma de implantação, as regiões da Amazônia Legal e do Nordeste terão prioridade, já que possuem os mais altos índices de mortalidade infantil e materna. As regiões metropolitanas, que concentram o maior número de gestantes, também serão priorizadas. 

Além do vale-transporte, o programa prevê que as unidades de saúde tenham recursos para realizar teste rápido de gravidez. As consultas e os exames das gestantes também receberam atenção especial.

A começar pelas consultas, o programa busca elevar de quatro para seis o número de visitas recomendadas às grávidas. Em relação aos exames, atualmente o SUS recomenda 20 tipos, mas com o Rede Cegonha, o objetivo é de que todas as gestantes façam também o ultrassom.

Continua depois da publicidade

Ainda, caso seja constatada gravidez de risco, mais nove tipos de exames complementares poderão ser solicitados. Também serão criadas casas para esses tipos de casos, onde a mulher poderá ficar antes e depois do parto, caso precise de observação.