EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / planeje-suas-financas

Sexta deve ser seu dia mais produtivo da semana, diz especialista em gestão de tempo

Fazer da sexta-feira o seu dia mais produtivo pode prepará-lo para o sucesso a longo prazo  

Produtividade
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Quanto mais perto do fim de semana, menos energia você sente para trabalhar e mais animado para sair do escritório você fica? De acordo com a especialista em gestão de tempo Laura Vanderkam, esse declínio de produtividade no final da semana é um dos maiores erros que alguém pode cometer. Na verdade, fazer da sexta-feira o seu dia mais produtivo pode prepará-lo para o sucesso a longo prazo.

"Se você trabalha em um emprego de segunda a sexta, então no último dia de trabalho você já está com a cabeça nos dias de folga. É realmente difícil começar algo novo nas tardes de sexta-feira, mas você deve pensar sobre o que o seu 'futuro você' deveria estar fazendo", disse ao CNBC.  

Ela diz que se você gastar alguns minutos da sexta-feira para fazer o planejamento da semana seguinte, poderá transformar o tempo normalmente desperdiçado e atividades sem sentido em um dos momentos mais produtivos de sua semana. Vanderkam, que conduziu um estudo de tempo com mais de 900 pessoas, diz que planejar sua programação não apenas ajudará a maximizar seu tempo, mas também ajudará a reduzir o estresse.

É uma dica simples, mas que pode fazer muita diferença. Para fazer isso, ela sugere que você reserve um tempo na sua agenda às sextas para criar uma lista de prioridades curtas para a próxima semana, dividida em três categorias. Por exemplo, você pode fazer sua lista separada incluindo carreira, relacionamentos e vida pessoal. 

"Fazer uma lista de três ou mais categorias é importante para equilibrar sua vida. Às vezes, você se organiza, mas só para uma área", explica. Ela diz que sua lista não precisa ser longa e que algumas notas breves em cada categoria funcionarão. Vanderkam sugere priorizar suas tarefas mais importantes no começo da semana para que suas chances de fazê-las aumentem.

"Faça o máximo que puder na segunda e na terça-feira, porque você sabe que as coisas vão acontecer.  Planejando a semana à frente e colocando o que importa para você em sua programação, você se organiza e garante que vai realizar suas responsabilidades", diz. 

Quer juntar dinheiro para investir no seu sonho? Abra uma conta na XP.  

Contato