92% das resoluções de fim de ano são ignoradas; saiba como manter as suas

Especialistas ensinam a manter metas durante o ano todo sem que acabem em frustração

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com uma pesquisa do WalletHub, até 92% das resoluções de ano novo acabam falhando. Nos Estados Unidos, as pessoas tendem a desistir de 80% de seus votos já em fevereiro.

Outras pesquisas mostram que o problema pode estar na própria meta. No fim de 2016, as resoluções mais populares continham itens como “ser saudável”, “ser organizado”, “viver a vida plenamente”, “aprender mais hobbies”, “gastar menos/economizar mais”.

De acordo com a fundadora do Peak Health 360, Julie Weidenfeld, metas sem consistência são o principal motivo para desistência. Ela separou algumas dicas, que foram publicadas no site Moneyish. Confira:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1.       Entenda

Saber o motivo pelo qual a meta foi estabelecida é essencial. É mais importante saber por que você quer perder 5 quilos do que simplesmente escrever “perder 5 quilos”. Alguns exemplos: perder porque o médico disse que tenho tendência a diabetes.

2.       Tenha um plano de ação

Continua depois da publicidade

Prazos realistas estão na alma de uma meta bem desenhada. Isso ajuda a rastrear a evolução do plano e incentiva a chegada. Estabelecer pequenas metas ao longo dos meses até chegar ao fim do ano é um bom incentivo.

3.       Peça ajuda

Principalmente quando há relação com dinheiro e contabilidade, pedir ajuda de algum amigo ou profissional que entenda do assunto pode ajudar muito. Para outras metas, estabelecer parceria com alguém próximo é um incentivo interessantíssimo: faça dieta em pares, por exemplo.

4.       Premie-se

Pequenos agrados incentivam no cumprimento de metas. Em empresas, eles são traduzidos em bônus financeiros, mas você pode se presentear com algo que importe para si – sem trapacear.  

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney