10 conceitos que crianças de 10 anos podem aprender sobre finanças

Se crianças têm facilidade para aprender, aproveite a idade para já deixá-las informadas sobre planejamento financeiro

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A ciência já comprovou que crianças têm mais facilidade que adultos no que diz respeito ao aprendizado. Por isso, ensinar questões financeiras simples desde a fase mais tenra é importante para melhorar a saúde financeira no futuro.

Foi nisso que os empreendedores que criaram o Joca pensaram antes de colocar seu projeto em prática. Trata-se de um jornal voltado ao público infanto-juvenil que reúne informações úteis para que sejam aplicadas a conceitos importantes para o crescimento pessoal e profissional.

Com respeito às finanças, o economista e gerente executivo do Joca Bruno Rodriguez listou 10 conceitos básicos que uma criança de 10 anos pode aprender antes de começar a, de fato, administrar dinheiro. Confira:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Poupança

O conceito de poupar, de acordo com ele, deve ser abordado pelos pais desde cedo. “Incentive a criança a separar dinheiro em potes, o que será poupado para o futuro, o que será gasto e um pote para doações, por exemplo”, explica. Vale falar sobre notícias relacionadas a inflação e pesquisas de preços, por exemplo.

2. Crédito

Continua depois da publicidade

“Explique o que é empréstimo, como funciona e, tão importante quanto, fale sobre conceitos como juros, por exemplo”, sugere o economista. Uma boa ideia é emprestar algo à criança e combinar uma data de retorno sem juros.

3. Administração de recursos

A gestão financeira pode ser um tópico de conversa desde cedo. “Dê mesada e faça um acompanhamento sobre como ela está gerindo o recurso dado”, explica o economista, que sugere leituras sobre endividamento e consumismo.

4. Investimentos

Mesmo sem entrar em detalhes muito complicados, é possível ensinar o que são investimentos. “Leia junto com a criança, explique a seção de economia e finanças de um jornal e aponte as questões que falam sobre ações, por exemplo”, comenta o especialista.

5. Preços

Idas ao mercado e padarias podem se transformar em maneiras práticas de explicar o valor de cada produto. Em restaurantes, por exemplo, o economista sugere que se mostre a conta e se explique os itens descritos.

6. Consumo

Para Bruno, este tópico deve ser abordado principalmente “quando as crianças nos pedem algo e não temos dinheiro para comprar ou não é momento para aquela aquisição. Os comerciais são excelentes recursos para iniciar essas conversas, citando sua importância, mas também os alertas referentes a eles”, como a diferença entre vontade e necessidade.

7. Dinheiro

Meios de pagamento, literalmente, também podem estar na pauta. “Reserve tempo para falar sobre o conceito das moedas, cédulas, cartões de crédito e débito e o papel de todos eles no cotidiano”, sugere.

8. Orçamento

“As crianças desde pequenas precisam desenvolver uma ideia do que é um planejamento de recursos (recebidos e gastos) e sua importância na vida das pessoas”, analisa Rodriguez. Explore jogos que estimulem os conceitos de ganhar e gastar, como Jogo da Vida e Banco Imobiliário.

9. Renda

Falar sobre empregos, salários e planejamento de renda também é frutífero. Comente o mercado de maneira lúdica.

10. Bancos

“É importante que as crianças saibam o papel dos bancos na economia e no cotidiano, mostre a elas os diferentes tipos e níveis (bancos para pessoas físicas, governo, etc.). Explore com elas o que as pessoas costumam fazer nos bancos”, finaliza o especialista.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney