Os erros que você comete com o dinheiro sem perceber – e como evitá-los

Quando se trata de dinheiro uma coisa é fato: ninguém quer perder ou ganhar menos

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Quando se trata de dinheiro uma coisa é fato: ninguém quer perder ou ganhar menos. Mas alguns erros que cometemos sem perceber acabam prejudicando nosso orçamento.

O especialista em finanças, investidor e jornalista, Kevin O’Leary, contou ao site Business Insider os erros comuns que as pessoas cometem com o dinheiro – e o melhor – como evitá-los. 

O erro: Gastos com roupas baratas, mas de baixa qualidade, e que você não vai usar

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A maioria das pessoas compram mais roupas do que o necessário – e isso inclui homens e mulheres. Todos adoram a sensação de compras e de ter a roupa nova, mas a verdade é que eles usam cerca de 20% do guarda roupa em 80% do tempo, e o resto do armário é desperdiçado pela ambição do “ter”.

A solução: Invista em roupas boas e use todas que você comprar

Se você está indo comprar roupas ou acessórios, compre algo realmente bom que vai ser atemporal, que você vai gastar dinheiro, mas que você realmente goste use. Vale mais a pena no longo prazo.  Compre menos quantidade e mais qualidade, quando a roupa ficar surrada, doe para caridade e faça outra compra que compense.

Continua depois da publicidade

O erro: Não contabilizar seus gastos mensais

Muitas pessoas não sabem quais são seus gastos mensais com precisão, e isso é algo muito importante. Ter uma visão panorâmica daquilo que você gasta, inclusive aquelas despesas menores do dia a dia é fundamental, já que no final do mês eles podem fazer uma diferença importante no seu orçamento. 

A solução: Calcule seu custo de vida e faça uma planilha de orçamento.

Anote tudo. Todos os seus hábitos de gastos. Todos os seus rendimentos. Todas as formas extras de fazer dinheiro, de capturá-lo, até o último centavo, durante um período de 90 dias no papel. Tenha uma planilha financeira e cumpra o que estiver nela.

O erro: Gastar mais do que você ganha

Gastar mais do que você ganha é um dos maiores erros financeiros. O importante não é o seu salário, mas sim a maneira como você gasta aquilo que recebe mensalmente. Por isso é fundamental se organizar para que não você não caia em dívidas.

A solução: Apertar o cinto rapidamente

É simples, mas requer disciplina: gastar menos e poupar mais. Ajuste seu estilo de vida, corte gastos excessivos e desnecessários e tome muito cuidado ao usar o cartão de crédito – você pode perder a noção e acabar gastando muito mais do que poderia pagar.

O erro: acumular dívida de cartão de crédito

O cartão de crédito deve ser utilizado da maneira correta, caso contrário ele poderá ser um vilão para suas finanças. Sob nenhuma circunstância você deve deixar de pagá-los integralmnente na data do vencimento, já que os juros cobrados são altíssimos.

A solução: Use seus cartões de maneira consciente

Tenha cartão de crédito com consciência e apenas se puder pagá-lo. Aproveite os benefícios como acúmulo de milhas. Pague as faturas sempre em dia e acompanhe o extrato regularmente para saber se os gastos estão dentro do previsto.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.