Crise ou falta de planejamento? Brasileiros da classe A também usam cheque especial

Para realizar a pesquisa, o GuiaBolso teve como base 36 mil pessoas, com salário médio de R$2.025

Júlia Miozzo

Ilustração mostra mulher diante de contas a pagar

Publicidade

SÃO PAULO – Até a classe A brasileira está com dificuldades financeiras, mostra uma pesquisa do aplicativo de controle financeiro GuiaBolso. Em dezembro de 2015, mais de 25% dessa classe social recorreram ao cheque especial, uma das modalidades de crédito com a maior taxa de juros do país.

A pesquisa, que teve início em março, também apontou que o mês que brasileiros mais pagaram juros do cheque especial foi em julho, cerca de 38,4% das pessoas. No início do ano, as pessoas da classe A pagaram menos juros do que o registrado em dezembro. Vale lembrar que neste mês muitas pessoas recebem o 13º salário e possíveis bônus – e, mesmo assim, recorreram ao cheque especial.

“O ideal é trocar a dívida de cheque especial por outras modalidades de crédito mais baratas, como empréstimo pessoal ou crédito consignado, que tem juros menores. O que ajuda muito também é acompanhar de perto, semanalmente, os gastos para evitar ficar no vermelho”, explica Thiago Alvarez, cofundador do GuiaBolso.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para realizar a pesquisa, o GuiaBolso teve como base 36 mil pessoas, com salário médio de R$ 2.025.

Uma dica do app para quem estrou no vermelho é fazer um planejamento, mencionando para onde vai cada parte de seu dinheiro. A partir disso, é possível traçar um plano para eliminar as primeiras dívidas e gastos que não são necessários.