Conteúdo editorial apoiado por

Veja 4 despesas inesperadas que podem acabar com suas finanças

Problemas com o carro ou reparos necessários na casa são alguns dos gastos que podem aparecer de repende e, geralmente, tem um custo de alto valor

Júlia Miozzo

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Algumas despesas imprevisíveis na maioria das vezes requerem uma quantia de dinheiro grande, como consertos de carros e reformas na casa, tanto grandes quanto pequenas. 

São situações que os brasileiros constantemente enfrentam – e também podem causar uma surpresa com o quanto custam. Sem educação financeira e uma poupança adequada, muitas pessoas perdem o controle de suas finanças justamente com esses gastos. 

O site MarketWatch lista algumas dessas despesas para as quais você deve se planejar e economizar:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1) Problemas com o carro
Não somente gastos com a gasolina, trocas de óleo rotineiras e o seguro altíssimo, custos de reparo também podem surpreender, ainda mais se seu carro for mais antigo e propenso a apresentar problemas. Mesmo despesas “cobertas” pelo seguro podem acabar lhe custando alguma coisa, principalmente nos primeiros momentos e dias depois do problema. 

2) Cuidados de saúde
Mesmo se possui um convênio médico, existem gastos extras com saúde a ser considerados – e não são poucos. Embora seja impossível prever esses custos, é importante ter uma quantia maior ao valor pago anualmente pelo convênio – para remédios e outros gastos que o plano não cobre -, já que o próprio já demanda uma grande quantia de dinheiro.

3) Despesas com a casa
É sempre bom guardar alguma quantia para colocar em seus fundos de emergência para gastos com a casa, embora esse valor tenda a ser maior se sua casa for mais antiga. Substituir algum utensílio, eletrodoméstico ou fazer um conserto em alguma estrutura são algumas necessidades que podem aparecer de surpresa. 

4) Educação
As mensalidades escolares são um dos gastos mais altos que os pais podem ter quando se trata de educação. Apesar disso, são as pequenas despesas que acabam surpreendendo a cada ano, como material escolar, atividades extracurriculares e, muitas vezes, o transporte. Se seu filho estiver na faculdade e não estiver estagiando, os gastos podem ser ainda maiores, passando os R$ 1000.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.