9 dicas para economizar na hora de comprar material escolar

A principal regra para uma negociação vantajosa é que ela seja feita antes do período de volta às aulas, que se inicia em janeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Começo de ano é sempre um sufoco no orçamento, já que é preciso pagar os gastos das festas de Natal e Ano Novo, se preparar para os impostos de IPTU e IPVA e para alguns ainda é preciso se preocupar com a matrícula e compra de material escolar para os filhos.

Segundo o fundador do site Sua Lista Escolar, Marcelo Goberto, lembra os consumidores de que, antes de efetivar as compras, deve-se pesquisar bastante. “É uma tarefa árdua, pois exige muito tempo e paciência. Entretanto, é fundamental que seja feita, pois somente assim se conseguirá uma real economia e a definição do melhor local para comprar”, explica.

Confira nove dicas para economizar na hora de comprar material escolar:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1- A regra para uma negociação vantajosa é que ela seja feita antes do período de volta às aulas, que se inicia em janeiro; quem compra antecipadamente os itens da lista escolar garante maiores descontos e vantagens. “Lojas ainda vazias sem a correria esperada do fim de ano, mais qualidade no atendimento e preços fora da alta esperada do ‘volta às aulas’, são alguns exemplos de como é possível economizar em dinheiro e tempo”.

2- Converse com outros pais que queiram adiantar a compra dos materiais e faça um grupo para tentar barganhar mais descontos com os lojistas. Faça uma lista bem detalhada de todos os itens que irão compor a compra com os outros pais. Desta forma, é possível dividir as tarefas de pesquisa entre todos e, assim, efetuar um comparativo final para negociar junto ao lojista.

3- Conheça a marca do produto que deseja comprar e procure saber a opinião de quem já experimentou o referido fabricante.

Continua depois da publicidade

4- Embora o preço seja o principal atrativo para quem não quer desperdiçar dinheiro, é importante ficar atento quanto à qualidade e durabilidade dos produtos. Os valores podem variar bastante em questão da marca, qualidade, durabilidade e acabamento. “Nem sempre um produto mais barato é a melhor opção”, lembra Goberto.

5- Prefira fornecedores de produtos que atendam às normais vigentes da ABNT e que praticam preços justos.

6- Escolha 10 produtos diversos da lista de material, de preferência por itens de grupo (caderno, lápis, caneta, mochila, livro, artesanato, papel, etc).

7- Defina as marcas de sua preferência para cada produto, no máximo duas por item.

8- Consulte pelo menos três locais, sendo lojas físicas ou virtuais.

9- Anote as formas de pagamento e as vantagens oferecidas na opção à vista.