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SÃO PAULO – Os bancos Banrisul e Société Générale são as instituições financeiras com maior índice de reclamações de clientes. De acordo com ranking de janeiro de 2013, divulgado pelo Banco Central do Brasil, o primeiro lidera a lista dos bancos com mais de 1 milhão de clientes, já o segundo é de instituições com menos de 1 milhão de clientes.
No caso do Banrisul, este é o terceiro mês consecutivo que o banco lidera o ranking das instituições com mais de 1 milhão de clientes; com um índice atual de 1,46. O valor é resultado do número de reclamações dividido pelo número de clientes, multiplicado por 100 mil. Em segundo lugar está o Banco do Brasil, com índice de 1,17. Confira a lista dos cinco bancos que receberam mais reclamações:
Instituição | Índice | Nº de reclamações | |
---|---|---|---|
Fonte: Banco Central do Brasil | |||
Banrisul | 1,46 | 32 | |
Banco do Brasil | 1,17 | 388 | |
Itaú | 0,89 | 223 | |
Santander | 0,63 | 147 | |
Bradesco | 0,61 | 209 |
Menos de 1 milhão de clientes
O Société Générale está na liderança há sete meses consecutivos e possui índice de 6.015,03. Em seguida aparece o BMG com mais de 230 reclamações e o Bonsucesso (24 queixas). Veja os cinco com mais reclamações:
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Instituição | Índice | Nº de reclamações | |
---|---|---|---|
Fonte: Banco Central do Brasil | |||
Société Générale | 6.015,03 | 8 | |
BMG | 3.361,7 | 233 | |
Bonsucesso | 1.302,93 | 24 | |
Votorantim | 472,34 | 38 | |
Intermedium | 353,56 | 6 |
Procurado pelo InfoMoney, o Banco Intermedium afirmou, em nota, que as reclamações recebidas são tratadas como prioridade e que a correção de eventuais falhas internas serão habilmente reparadas.
O Bradesco informou está atento para adotar as medidas necessárias a fim de corrigir eventuais falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento. Já o Itaú procura tratar as reclamações com atenção, visando a solução consensual junto ao consumidor. Além de informar que o ranking mostra que a instituição deve continuar investindo para que as queixas sejam solucionadas junto ao próprio banco.
O Banco Votorantim informou que não teve acesso ao ranking e por conta disso não irá se pronunciar sobre a questão. Também afirmou atender os clientes com respeito e de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
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O Santander informou que as manifestações recebidas dos clientes são tratadas como prioridade e consideradas oportunidades e desafios para cativá-los e retê-los, permitindo correções e melhorias de processos, além de ser uma oportunidade para que o banco invista no desenvolvimento de produtos, serviços e processos que atendam plenamente as demandas dos clientes.
As outras instituições não comentaram sobre o assunto até a publicação desta matéria.
Reclamações
O levantamento ainda mostra quais são as reclamações mais frequentes. Em primeiro lugar estão os débitos não autorizados, seguidos pelos esclarecimentos incompletos ou incorretos, prestação de serviço de forma irregular e cobrança irregular.