Em minhas-financas / planeje-suas-financas

Conheça as 5 etapas do planejamento financeiro

Organizar as finanças de forma correta, pode tornar o atual endividado em um investidor no futuro

economia - poupança - cofrinho
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O planejamento financeiro é a base para quem quer viver de bem com o orçamento. Com ele é possível organizar o futuro e até lidar com imprevistos que podem ocorrer durante a vida, como desemprego ou um gasto extra.

Segundo o autor do eBook “As 5 etapas do planejamento financeiro”, o professor Elisson de Andrade, é preciso seguir algumas regras para lidar com as finanças de forma harmoniosa.

Passo a passo
As etapas do planejamento vão desde o convencimento pessoal, quando a pessoa precisa se convencer da importância de cuidar bem do dinheiro, até a etapa de investimentos.

Na fase final do planejamento a pessoa já está preparada para colocar em prática tudo que aprendeu com cada passo, análise de oportunidades e riscos.

Veja à seguir quais são as 5 etapas do planejamento financeiro:

1. Convencimento pessoal: a primeira etapa é uma das mais importantes, é nela que a pessoa começa a se dar conta sobre a importância de manter as finanças em ordem para conseguir realizar sonhos. Nesta fase é preciso realizar uma mudança radical no método de pensar e agir com as finanças.

2. Conhecimento financeiro: nesta etapa a pessoa precisa avaliar qual é seu conhecimento técnico sobre as finanças e a importância da disciplina em relação à elas. Nesta fase será possível conhecer o conceito de educação financeira e o que leva um indivíduo a ter sucesso ou fracasso financeiro.

3. Definição de objetivos: enquanto nas duas primeiras etapas o objetivo é entender a importância da educação financeira e aprender sobre o conhecimento técnico, nesta fase, o foco é definir o que se quer conquistar ao longo da vida, como casa ou carro. Com os objetivos em mente, será mais fácil para a pessoa controlar os gastos desnecessários.

4. Mudança de hábitos: hora de mudar todos os hábitos ruins e sair definitivamente de qualquer endividamento ou incapacidade de poupar dinheiro.

5. Investimentos: nesta fase, a pessoa já está pronta para investir em aplicações que gerem bom retorno financeiro. O autor explica que nesta fase é possível aprender a observar as oportunidades e avaliar os riscos existentes dentro do mercado imobiliário, financeiro e do negócio próprio.

 

Contato