Em minhas-financas / planeje-suas-financas

Conta eletrônica ou de serviços essenciais? Veja a diferença entre uma e outra

As duas contas são totalmente gratuitas. Contudo, de acordo com o Idec, é preciso observar antes de optar

SÃO PAULO – No último dia 01 de março, o CMN (Conselho Monetário Nacional) autorizou os bancos a ofertarem um novo tipo de conta, denominada Conta Eletrônica.

A conta, a exemplo do que acontece com a de Serviços Essenciais, é totalmente gratuita. Contudo, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), embora traga pontos positivos, ela não é indicada para todos.

Isso porque na conta eletrônica todas as movimentações só podem ser realizadas por meios eletrônicos como celular, telefone fixo (sem auxílio de telefonista), caixa eletrônico e internet, sendo que se o cliente utilizar outros meios para movimentar a conta poderão ser cobradas tarifas por cada operação, a não ser que os canais eletrônicos estejam com problemas técnicos. Além disso, na conta eletrônica, ao contrário da de Serviços Essenciais, não é possível utilizar cheques.

“A conta passa a ter um caráter mais atrativo ao consumidor por incluir outros serviços não alcançados pelos Serviços Essenciais, como DOC e TED, e acaba com a limitação de apenas quatro saques, dois extratos e duas transferências mensais”, diz a economista do Idec, Ione Amorim. Porém, “o acesso à tecnologia não é uniforme no Brasil e certamente a preservação do cheque é um diferencial para este segmento de clientes. Para muitos, ainda é um meio de pagamento essencial”.

Uma ou outra?
O consumidor que ficou na dúvida entre obter uma Conta Eletrônica e uma conta de Serviços Essenciais deve observar o extrato consolidado do ano anterior, antes de decidir por qual optar.

Nesse extrato, que deve ser fornecido pelos bancos até o dia 28 de fevereiro de cada ano, estão discriminadas todas as tarifas pagas no ano anterior, facilitando para o consumidor observar quais os serviços que pagou e quais realmente utilizou.

Na tabela abaixo, é possível observar como funcionam os principais serviços disponíveis aos clientes bancários nos dois tipos de contas:

Serviço Conta Eletrônica Serviços Essenciais
Saque em dinheiro Ilimitado no caixa eletrônico Quatro por mês - guichê ou caixa eletrônico
Extrato impresso contendo movimentação do mês Ilimitado na internet Dois por mês - guichê ou caixa eletrônico
Depósito em dinheiro ou cheque Somente no caixa eletrônico Caixa eletrônico ou guichê 
Transferência entre contas do mesmo banco Ilimitado Dois por mês - guichê, autoatendimento e/ou internet
Transferências entre contas dos demais bancos (DOC/ TED) Ilimitado

Não incluído

Atendimento na agência Não incluído Incluído
Fornecimento de folhas de cheque Não incluído Dez por mês
Consultas pela internet Ilimitado Ilimitado
Cartão de débito Incluído Incluído
Fornecimento de extrato consolidado do ano anterior, discriminando as tarifas cobradas mês a mês Incluído Incluído

 

Contato