Olivia, robô que ajuda usuário a economizar, é lançada oficialmente no Brasil

Após uma rodada de investimentos de R$ 25 milhões, app está disponível na App Store e no Google Store para qualquer brasileiro

Allan Gavioli

(Divulgação/Olivia)

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SÃO PAULO – Na última quarta-feira (15), a startup Olivia teve seu lançamento oficializado no Brasil. Criada por dois brasileiros no Vale do Silício, nos EUA, a fintech é uma assistente financeira que usa inteligência artificial para conhecer os hábitos de consumo do usuário e ajudar com a sua organização financeira.

O aplicativo chega no Brasil após uma rodada de investimentos de R$ 25 milhões e está disponível na App Store e no Google Store. A ideia já funciona nos Estados Unidos desde 2016.

Apesar de existirem uma série de aplicativos que tenham como premissa ajudar o usuário a se organizar financeiramente, a Olivia se diferencia ao utilizar inteligência artificial para compreender a rotina de gastos da pessoa e direcionar dicas e sugestões personalizadas para cada perfil de gasto.

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Segundo a própria companhia, durante a fase de testes, a Olivia chegou a gerar mais de R$ 10 milhões em economia para os usuários que testaram a plataforma.

“Esse período de testes foi importante para que pudéssemos adaptar a plataforma às necessidades dos brasileiros, apresentando ao público uma interface simples e intuitiva. Foram meses recebendo feedbacks até chegar a esta versão”, comenta Lucas Moraes, cofundador da Olivia.

“Além disso, esse tempo foi fundamental para que conseguíssemos nos conectar às principais instituições financeiras do país”, conclui Moraes.

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Por enquanto, poderão se conectar à plataforma clientes do bancos Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank e BV, além dos cartões Alelo, CrediCard, Sodexo, Ticket, Itaucard e American Express.

Como funciona

A Olivia é um aplicativo que combina as funções de chatbot e organizador financeiro com inteligência artificial e análise de dados. Assim que o usuário abrir o aplicativo pela primeira vez, a Olivia pede permissão para acessar a conta bancária e as transações financeiras e aprender, assim, com seus hábitos de compras.

Com o uso e o tempo, a Olivia passa a conhecer cada vez melhor o usuário e como e onde a pessoa gasta seu dinheiro. Fazendo uso de inteligência artificial, a assistente chega a prever as próximas compras e recomenda as melhores formas para gastar menos e poupar o salário.

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Toda a comunicação entre o usuário e a Olivia é feita por meio de um chat – que chega a lembrar o WhatsApp. A ferramenta faz perguntas e dá sugestões, fornecendo análises aos usuários sobre sua situação financeira. Além disso, o aplicativo sempre incentiva a pessoa a economizar, nem que seja uma pequena fatia do seu salário.

A função do aplicativo é aprender e compreender o lifestyle do usuário e transformar essas informações em dados que avaliem a rotina de gastos, para que a Olivia possa passar a procurar formas de otimizar os gastos.

A ferramenta é capaz de fazer pesquisas de preços e propor ao usuário novos padrões de consumo. Por exemplo, caso o usuário tenha como hábito comer fora regularmente, o aplicativo irá sugerir restaurantes mais baratos ou até mesmo procurar na internet por cupons de descontos nos restaurantes mais frequentados pelo usuário. No aplicativo é possível estabelecer metas de gastos e a Olivia ajuda o usuário a cumprir tais objetivos.

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Além disso, após realizar uma economia, o aplicativo sugere algumas compras que podem ser feitas com essa sobra. Nesses casos, se a operação for realizada, a Olivia recebe uma pequena comissão.

Como explicou a companhia, a monetização da operação se dá, principalmente, através desse tipo de parceria.

Por exemplo, caso a Olivia perceba que um usuário possui uma frequência de consumo em uma determinada rede fast-food parceira, a plataforma pode oferecer uma vantagem, como um cupom de desconto.

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Nesse momento, a Olivia vai propor à empresa que divida com ela a vantagem, dando-lhe uma “comissão” de 25%. Caso o desconto seja desconto de 10% – ou R$ 10 – numa conta de R$ 100, por exemplo, o usuário vai repassar automaticamente R$ 2,50 para o app.

A companhia reitera que a Olivia é totalmente transparente com o usuário. Sempre que ela oferece algum conteúdo patrocinado ou ganha qualquer comissão de alguma transação, o usuário é avisado.

Aporte viabiliza operação

Segundo Moraes, o aporte realizado na startup na última rodada de investimento foi essencial para que o serviço pudesse realizar seu lançamento no Brasil.

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O banco BV, marca do Banco Votorantim, em conjunto com a MSW Capital, gestora de venture capital, por meio do fundo BR Startpus, realizaram um investimento de R$ 25 milhões na operação. Segundo Moraes, esse montante será utilizado para o investimento em tecnologia e para expandir o serviço no país.

“Trazer a Olivia para o Brasil sempre esteve em nossos planos. No último ano, testamos a plataforma e confirmamos o grande potencial do mercado brasileiro. O aporte do banco BV, com quem já temos uma parceria, sem dúvida alguma, reafirma essa tese”, afirma Moraes.

Promoção para brasileiros

Para promover o lançamento da ferramenta no país, o aplicativo está lançando uma promoção limitada para os usuários brasileiro.

Batizada de “Olivia paga suas contas”, a promoção consiste em entregar um prêmio de R$ 5 mil reais para cinco participantes pagarem contas que estejam em aberto.

Para participar, o usuário deve baixar o aplicativo e clicar no botão “Participe da nossa promoção”. Então, a Olivia iniciará uma conversa com o participante na qual ela manda a seguinte mensagem: “Por que a Olivia deveria pagar suas contas?”

Os autores das respostas mais criativas serão os ganhadores da promoção. O usuário que quiser participar deve entrar em contato com a Olivia até o dia 31 de janeiro. As melhores respostas serão escolhidas pelo time de Marketing do aplicativo.

Segundo Moraes, a campanha serve também para mostrar uma necessidade de boa parte dos brasileiros: educação financeira de qualidade.

“Não por acaso, o dinheiro é uma das principais causas de estresse dentro das famílias brasileiras. A Olivia nasceu com o propósito de ajudar as pessoas a gastarem melhor. A plataforma auxilia seus usuários não apenas na organização de suas receitas e finanças, mas indicando-lhes formas de economizar”, afirma Moraes.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.