Dicas para contratar pacotes turísticos nas suas férias

Turista deve tomar certos cuidados para não ter que procurar o Procon na volta do seu descanso; veja dicas para ajudá-lo a exercer os seus direitos

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – É comum que você pesquise preços e condições em diversas empresas, antes de se decidir pela compra de um pacote de viagem. Em sua pesquisa de preços avalie a duração da viagem, localidade, tipo de transporte oferecido, inclusão de refeição, passeios que estão embutidos no preço, padrão de hospedagem etc.

Para quem gosta de diversão em grupo, as excursões podem ser a melhor opção. Neste tipo de roteiro, contudo, não há tanta flexibilidade de horários, visto que há uma programação previamente agendada. Além disso, é necessário um número mínimo de pessoas para montar o grupo.

Já os pacotes individuais se destacam pela liberdade de programação e pela possibilidade de escolha de hospedagem, empresas de transporte, entre outros. Embora os horários tenham que ser previamente agendados, há bastante rigidez quanto ao combinado em relação à duração da viagem e aos horários de partida e chegada.

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Antes de se decidir, informe-se com outras pessoas que já tenham feito esse mesmo roteiro. Alguns dos sites especializados em viagens já oferecem espaço para que os turistas divulguem suas opiniões sobre um determinado destino. Uma análise dos comentários pode ajudá-lo a ter uma idéia mais clara do que está sendo oferecido.

Pequenos cuidados evitam grandes problemas
A seguir listamos algumas das recomendações feitas pela Fundação Procon-SP, que buscam garantir a tranquilidade das suas férias.

Cancelamento de viagem: atenção redobrada
A viagem pode ser cancelada tanto pela empresa como pelo cliente. Se for cancelada pela empresa, o passageiro terá o direito de receber o dinheiro de volta ou escolher outra opção de viagem. O consumidor poderá ainda pleitear uma indenização por perdas e danos, se for o caso.

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Agora, se a viagem for cancelada pelo cliente é preciso enviar um comunicado por escrito à operadora de turismo justificando o motivo do cancelamento. Em alguns casos, como perda do emprego ou doença, é possível reaver o dinheiro pago integralmente. Contudo, na maioria dos casos, fica retida uma parte do que foi pago, a título de despesas administrativas ou multa por rescisão contratual. Quanto mais perto do dia da viagem você avisar, maiores serão as perdas sofridas com relação ao montante já pago.