Aprenda a economizar nas coisas simples do dia-a-dia

Despesas com presentes, almoços e jantares fora de casa, roupas, supermercado, telefone, etc. podem ser diminuídas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Todos os meses é a mesma coisa: você recebe seu salário, paga as contas e promete de pés juntos que irá economizar. Entretanto, isso não acontece e você acaba fazendo novas dívidas durante o mês.

Depois de algum tempo acumulando contas, a situação parece irreversível e você começa a entrar em desespero. No entanto, o melhor neste caso é se acalmar e repensar suas finanças, para ver onde você está gastando demais.

Para começar, o ideal é fazer uma planilha de orçamento e seguí-la à risca: coloque num papel tudo o que você gasta no mês e tudo o que recebe, com valores exatos. A partir daí, veja o que é desnecessário e o que pode ser diminuído.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Economize nas contas
Apesar de querer poupar, a maioria das pessoas não sabe como fazê-lo: diminuindo o consumo de água, luz e telefone, por exemplo, já é possível economizar alguns reais. Reduzir os excessos no supermercado também é uma boa maneira de cortar gastos.

As despesas não-corriqueiras também podem ser diminuídas ou até mesmo cortadas: presentes, almoços e jantares fora de casa, gastos com roupas, sapatos e acessórios, saídas noturnas entre outras.

Reveja ainda se a assinatura da TV a cabo é tão essencial como você pensa ou se a freqüência das visitas da empregada doméstica não pode ser diminuída. Além disso, o uso do carro pode ser evitado quando a distância não for muito grande.

Continua depois da publicidade

Cuidado para não ficar pão-duro demais
Como tudo na vida, poupar em excesso também não faz bem. Por isso, é preciso que você gaste com consciência e sem exageros, no entanto, tenha em mente que o dinheiro também serve para proporcionar conforto e bem-estar às pessoas.

Lembre-se que, além de poder pagar as contas em dia e se livrar das dívidas, poupar pode lhe ajudar a realizar aquele sonho de consumo ou mesmo pequenos desejos do dia-a-dia.