Serasa lança guia gratuito para aproveitar as Olimpíadas e economizar

O guia é gratuito e contém informações sobre direitos e deveres do consumidor, transporte, dicas para gastar menos em passeios, alertas de segurança, entre outros itens

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Um evento esportivo mundial como os Jogos Olímpicos conta necessariamente com a participação do público para se tornar um sucesso. Para fazer parte da festa, aproveitar as oportunidades, preservar direitos e o bolso das pessoas, o Serasa Consumidor e a Abradecont (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador) fizeram o Guia das Olimpíadas. A publicação é online e gratuita  e o objetivo é orientar os consumidores que visitarão o Rio de Janeiro durante as Olimpíadas.

O guia disponibiliza normas constantes no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto do Torcedor, na Lei Olímpica e no Estatuto do Idoso, neste último caso voltado, por exemplo, às reservas de assentos nos locais de competição.

“O Guia das Olimpíadas mostra que o público dos jogos tem seus direitos assegurados por lei, mas que é necessário respeitar regras de conduta, além de tomar cuidados individuais em relação à segurança e economia”, recomenda a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A abrangência deste guia extrapola o evento das Olimpíadas porque poderá ser usado por todos os cidadãos em viagens e também no seu dia a dia após o término dos Jogos”, destaca Daniella Carvalho, presidente da Abradecont.

Entre os pontos levantados estão alertas para evitar fraudes, tanto na compra de ingressos como na hora de contratar hospedagem ou transporte. Os especialistas também recomendam precaução no uso de cartões de crédito e com os documentos pessoais.

O guia ainda contempla telefones úteis e endereços de órgãos públicos e demais serviços que podem auxiliar o turista (brasileiro ou estrangeiro) a obter outras informações e (ou) orientações. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.