Em minhas-financas

Como elaborar um plano de negócios?

Ainda que não exista uma fórmula única para se desenvolver um plano de negócios, é possível identificar algumas regras básicas

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
Ainda que não exista uma fórmula única para se desenvolver um plano de negócios, é possível identificar algumas regras básicas de como elaborar um documento desse tipo. De maneira geral, ele deve ser simples e conciso. Lembre-se que o plano de negócios é o primeiro passo no seu aprendizado enquanto empreendedor.

Abaixo listamos as informações e discussões que devem fazer parte de todo tipo de plano de negócio. Ainda que a elaboração desse documento pareça complicada e trabalhosa, lembre-se que ela é fundamental para evitar a frustração de ver seu negócio fracassar.

Onde estamos
A primeira parte do plano de negócios tem por objetivo explicar a situação atual do projeto ou empresa. Assim, é necessário incluir informações básicas, como por exemplo: nome da empresa (CNPJ, endereço, telefone etc) e forma jurídica (firma individual, civil, comercial, limitada etc); ramo de atuação; análise de competitividade (oportunidades de crescimento do seu negócio); análise da concorrência e do público-alvo (clientes).

Você precisa pensar também nos fornecedores. Além de identificar quem são, você deve mencionar onde estão localizados, qual a estratégia de preços que adotam, qual a forma e o prazo de pagamento, bem como qual o grau de dependência que a empresa tem desse fornecedor.

Para as empresas em funcionamento, é importante incluir também informações sobre o prazo médio de compra (número de dias entre o pedido e o pagamento) e o prazo médio de estoque (número de dias entre produção do bem e sua venda).

Quem é quem?
Independente do tamanho da empresa, é preciso ter muito claras as posições ocupadas pelo seu pessoal. Por isso, é recomendável elaborar um organograma, definindo funções, responsabilidades e hierarquia entre profissionais.

Feito isto, prepare uma tabela detalhada listando não apenas a quantidade, mas o perfil dos profissionais necessários (experiência, formação), assim, como forma de contratação pretendida (temporário, autônomo, estagiário etc).

Além de ajudar na estimativa dos gastos com funcionários, esse exercício deve contribuir para uma seleção mais eficiente dos profissionais.

Onde ficar
A escolha do local de instalação do empreendimento é bastante importante. Afinal, a área escolhida deve contar com a infra-estrutura necessária, oferecendo facilidade de acesso aos clientes e fornecedores e, por que não, aos funcionários.

Você pode, ainda, incluir no seu plano de negócios informações sobre aspectos legais, tributários ou societários específicos da sua empresa. Em seguida, é preciso abordar como você e seus sócios pretendem alcançar os objetivos estabelecidos no início do plano de negócios, pensando em:
  • Produtos e serviços - faça uma lista com os produtos ou serviços que sua empresa pretende oferecer. Aproveite para descrever a aplicação e uso de cada um deles, visando avaliar no que se destacam em relação a produtos similares já oferecidos no mercado.

  • Plano de vendas e marketing - comece discutindo como pretende organizar sua estrutura de vendas (como imagina levar o seu produto ao cliente final). Feito isso, é preciso verificar qual será sua estratégia de divulgação para cada linha de produtos ou serviços da sua empresa. Quais os meios de comunicação que você pretende utilizar, com que freqüência e quais os custos associados. Que tipo de verba você pretende destinar para publicidade?

    Nessa seção você basicamente deve discutir suas projeções para a empresa, em termos de faturamento, custos, operacionais, investimentos etc. Trata-se do estudo de viabilidade econômico-financeira do seu empreendimento.

 

Contato