Diversificação respeitando o perfil do investidor

Fundos são ideais para quem quer investir simultaneamente em vários mercados; perfil de risco depende de cada categoria

Felipe Abi-Acl de Miranda

Publicidade

SÃO PAULO – Na hora de investir em fundos, a maioria dos brasileiros ainda opta pelos fundos DI ou de renda fixa, refletindo a boa relação entre risco e rentabilidade que apresentam. No entanto, com a expectativa de queda das taxas de juros, muita gente começa a procurar novas alternativas, acompanhando outros mercados, como o de ações ou câmbio, por exemplo.

Para quem quer diversificar, os fundos multimercados podem aparecer como uma alternativa interessante. Além de permitirem a aplicação em diversos mercados ao mesmo tempo, o que pode facilitar a vida de quem tem menos para investir, eles também são oferecidos em diversas categorias, indo mais ao encontro do perfil de cada investidor.

Maior flexibilidade ao gestor
De forma geral, os multimercados podem ser definidos como aqueles fundos que têm a liberdade para aplicar em diversos mercados, dependendo das perspectivas do gestor. Ou seja, em um momento em que haja expectativa de valorização do dólar, o gestor pode aumentar a parcela deste ativo na carteira do fundo, melhorando a rentabilidade.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eles não possuem intervalos de alocação pré-determinados, o que significa que, dependendo do tipo de fundo, o gestor pode destinar parte dos recursos da renda fixa para o mercado de ações, por exemplo. Aliás, é esta capacidade de mobilidade dos recursos que os tornam mais atrativos.

Além de apresentarem maior flexibilidade na hora de buscar uma rentabilidade mais elevada, os multimercados também podem calibrar os riscos de acordo com o perfil do investidor. Isso ocorre porque existem diversas categorias de fundos multimercados, cada uma atendendo perfis diferenciados de risco.

Diversas categorias
Dentro da classificação de fundos adotada pela Anbid (Associação Nacional de Bancos de Investimentos), que coordena os esforços de auto-regulação da indústria de fundos, existem seis diferentes categorias de fundos multimercados. Cada uma delas apresenta limitações diferentes de alocação de carteira, o que favorece a decisão dos investidores.

Continua depois da publicidade

Risco e retorno
Por apresentarem maior flexibilidade e alternativas de investimento, os fundos multimercados devem ser analisados com mais atenção pelos investidores. Dependendo da categoria ou da estratégia adotada pelo gestor, estes fundos podem mostrar perfis de risco ou rentabilidade muito diferentes entre si.

Portanto, é fundamental que, além de entender em qual categoria o fundo é classificado, o investidor deve analisar com atenção o prospecto e o regulamento do clube. Nestes documentos, o aplicador irá encontrar detalhes das políticas de investimento do fundo, que pode dar uma boa idéia se o perfil de risco é adequado ou não aos seus objetivos.