Em minhas-financas

Vai viajar a trabalho? Fique atento ao que fazer...ou não!

Ausentar-se da empresa a negócios significa encarar desafios; para quem sonha com a experiência, vale se preparar e garantir o melhor desempenho

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - Muita gente sonha com isso: viajar na maior "mordomia" pela empresa, curtindo eventos, fazendo contatos e se sentindo o dono dos negócios, com poder de decisão para o que for necessário.

Infelizmente, as coisas não são bem assim. O sonhado vôo de primeira classe é substituído pelo econômico, e o hotel nem sempre é tão luxuoso quanto se imagina. É claro que você pode dar sorte e encarar uma experiência fora dos padrões, como a dos seus sonhos. Mas, voltando à realidade, na maioria dos casos, muito trabalho lhe espera. Portanto, prepare-se!

Qual sua "missão"?
Pense: viajar implica em custos. Portanto, por melhor que seja a situação financeira da empresa onde você trabalha, tenha certeza de uma coisa: ela não gastaria dinheiro com algo que não fosse mesmo necessário. Isso significa dizer que o seu trabalho será acompanhado, e você terá que apresentar resultados ao voltar.

Como? Aí entra o seu lado: entender, o melhor possível, qual deverá ser sua missão. Apresentar uma proposta de trabalho a um futuro cliente, fazer contatos durante o lançamento de um produto, observar a concorrência, apresentar um seminário...as opções são muitas, e cabe a você ter consciência do seu papel.

Agora é com você!
Consciente da importância da viagem, prepare-se o máximo que puder. Anote contatos, analise dados, estude o que for necessário.

Para a arrumação da mala, procure tomar conhecimento de qual a programação: visita a empresas, eventos à noite, almoços "informais". Isso lhe ajudará a decidir o "guarda-roupa". Homem ou mulher, a melhor opção é o traje formal...e neutro. Lembre-se: é uma viagem de negócios!

Leve todo o material que precisar, e procure vistoriar se não esqueceu nada diversas vezes. Durante a viagem, muito cuidado com seu notebook!

Na viagem
No decorrer da viagem, atenção à sua postura. Lembre-se, você está representando sua empresa e há grande expectativa por parte dela em relação a isso.

Não se exceda nos modos...e nos gastos! Sim, pode ter certeza de que, quando voltar, você deverá apresentar um relatório de prestação de contas. Portanto, quanto mais você puder se controlar em relação a isso, melhor!

Lembre-se de pedir recibo para tudo o que for possível. Ficará mais fácil comprovar as despesas desta forma. Boa viagem!

 

Contato