Em minhas-financas

Processo de seleção: saiba como contratar a pessoa certa

Sem pressa e com confiança, conheça bem os requisitos da vaga e busque a pessoa que mais se adapte à posição e à equipe

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - Quando o trabalho parece estar perfeito e a equipe entrosada, você se depara com a surpresa de uma demissão e começa a dor de cabeça, por ter de passar por um processo de seleção. Com a alta rotatividade do mercado, é cada vez mais comum empresários se depararem com esse problema.

O importante é manter a calma, o foco e, para não perder tempo, tomar alguns cuidados na hora da contratação.

Compatibilidade
Não tenha pressa. Muitas vezes é melhor esperar o candidato certo do que contratar sem cuidado e perder tempo e energia, caso o novo funcionário não se adapte.

O segredo é ter claro quais são os requisitos necessários para o trabalho e comparar com as qualificações dos candidatos pré-selecionados via currículo. As experiências são compatíveis?

Primeiro contato
Selecione entre 8 e 10 candidatos que se enquadrem no perfil do seu quadro de funcionários. Pense na sua equipe atual e imagine qual seria a pessoa ideal para fazer parte dela.

Num encontro rápido, em grupo, fale um pouco da empresa e deixe claro algumas regras. Seja um bom observador e note quem seria capaz de atender às suas exigências e quem não se encaixaria com o perfil procurado.

Fechando o cerco
Para finalizar, peça para que o candidato escreva por que ele quer o trabalho. Pode parecer tolice, mas é nessas horas que você conhecerá um pouco mais das ambições e dos desejos de cada um.

Esteja preparado para tudo: sua vaga exige uma pessoa calma e concentrada e, ao analisar as "redações" se depara com uma pessoa que busca dinamismo. Por mais qualificada que seja, essa pessoa não se enquadra para a vaga atual. Portanto, mantenha-se focado no perfil que você procura!

A escolha
Entre as respostas, escolha duas ou três que estejam de acordo com o que você necessita e marque uma entrevista pessoal.

Mais longa e direta, essa entrevista deve deixar claras as necessidades da companhia, a função do novo funcionário, direitos e deveres, informações contratuais etc. Tudo para não deixar dúvida ou cair no risco de escolher uma pessoa e, na hora de passar os detalhes, ouvir que esperava ganhar mais, ou que não concorda com determinado horário de trabalho.

O processo pode parecer longo e cansativo, mas lembre-se: quanto mais certeza tiver de estar escolhendo a pessoa certa, menores serão os riscos de ter que passar por isso de novo!

 

Contato