Em minhas-financas

Reconhecimento x salário: o que pesa mais nesta balança?

Não dá para questionar a importância da remuneração; mas até que ponto ela tem condições de garantir a motivação de um profissional?

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - A perspectiva de ganhar mais, de conseguir manter as contas em dia e ainda garantir a realização dos sonhos é, inegavelmente, a meta da grande maioria dos "mortais".

Porém, quem vivencia o ambiente corporativo sabe bem que a rotina não é fácil: você acumula tarefas, sofre pressão de todos os lados e, em alguns casos, pode encarar um local de trabalho nem sempre favorável.

Isso tudo sem falar que nem todos os chefes estão preparados para lidar com sua equipe, e a cobrança por resultados pode transformar o ambiente (e a vida dos funcionários) em algo muito desgastante. Neste caso, a pergunta é: apenas um bom salário compensa tudo isso?

Forças aliadas
Embora nem sempre isso seja possível, o melhor seria aliar remuneração com reconhecimento, fazendo com que as duas forças se mantenham em equilíbrio: isso significa ter seu trabalho valorizado pela sua equipe, pelo seu chefe ou pelo seu cliente, tanto no aspecto "moral" quanto "financeiro".

Caso, a princípio, tudo isso pareça utópico demais, principalmente diante de um mercado de trabalho acirrado, saiba que, no dia-a-dia, cedo ou tarde, o descompasso em um destes ingredientes poderá motivá-lo a procurar um novo emprego. Se você não passou por esta situação, com certeza um dia se deparará com ela!

Pense a respeito: até que ponto dá para conviver com algo em que você não acredita, ou não sente afinidade? Considerando que você passa muito mais tempo no escritório do que em qualquer outro lugar, por quanto tempo conseguirá encarar o desafio de trabalhar apenas pelo "bom salário"?

Construa suas metas e valorize sua marca!
Sabendo da importância de reunir os dois elementos, o caminho é conquistá-los no seu dia-a-dia. Valorize o seu trabalho e saiba construir sua própria marca!

A melhor forma de conquistar novos degraus na sua escalada no emprego atual, é mostrar resultados, por meio do seu desempenho. De nada adianta pleitear aumentos, se você não fizer por merecer.

Por outro lado, conquiste o respeito e o reconhecimento em seu ambiente de trabalho. Caso este venha sendo um ponto de desmotivação, experimente listar tudo o que tem feito de positivo para a empresa e, no momento em que se sentir mais preparado, tenha uma conversa franca com o seu chefe, expondo o seu ponto de vista.

De forma clara e objetiva, apresente suas aspirações. Mostre-se pronto para novos desafios e observe muito bem quais as suas reais perspectivas. Boa sorte!

 

Contato