Em minhas-financas

Imóveis: na hora de comprar, pense na venda!

Muitas pessoas não escolhem onde vão morar sob uma ótica de investimento; analise o mercado onde se encontra o imóvel antes de concluir a compra

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - Comprar um imóvel próprio é tarefa que exige muita atenção. Mais do que tudo, o comprador precisa saber controlar a ansiedade, evitando tomar decisões precipitadas. Afinal, trata-se de uma parcela importante do seu patrimônio.

Na hora de comprar um imóvel, a maioria das pessoas se preocupa em atender às suas necessidades, ou as de sua família. Ainda que essas sejam considerações importantes, você deve analisar a compra como se fosse um investimento.

Investimento como outro qualquer
Mesmo que sua intenção seja morar no imóvel, isso não significa que o mesmo não deva ser visto sob uma ótica de investimento.

Esta é uma consideração importante pois, para que um imóvel se valorize, é preciso mantê-lo conservado, o que exige gastos com a manutenção. E você deve estar preparado para estes gastos, caso não queira ver seu imóvel perder valor com os anos.

Outro aspecto importante é o quão fácil você conseguirá vender este imóvel, o que, de certa forma, pode ser visto como liqüidez do imóvel. Neste ponto, é importante deixar de lado o seu gosto pessoal e sua necessidade, e tentar analisar friamente o imóvel do ponto de vista de mercado.

Que tipo de público poderá demonstrar interesse por este imóvel no futuro? Ele atende à necessidade da maioria das pessoas, ou é tão específico e com divisão tão peculiar que, quando colocá-lo à venda, será mais difícil encontrar um comprador? Como ele será comparado com novas unidades que devem ser lançadas no mercado, e, mais precisamente, na região em que ele está localizado?

Pesquise e compare preços
Nunca compre um imóvel antes de analisar com cuidado qual a situação do mercado imobiliário onde pretende investir seu dinheiro. Para tal, é importante estabelecer o tipo de imóvel de seu interesse.

Com esta informação em mãos, comece pesquisando em sites especializados qual o custo de um imóvel com tais características. Tente entender o porquê das diferenças; vale a pena selecionar alguns imóveis de seu interesse e visitar a região onde se encontram.

Não são raros os casos de imóveis anunciados como sendo pertencentes à mesma região e de mesma metragem, que apresentam discrepâncias enormes nos preços. Visite o local indicado e, provavelmente, verá que isso se deve ao estado em que se encontra o imóvel ou, simplesmente, ao fato que, ainda que na mesma região, um deles está localizado em rua arborizada e outro em rua de grande tráfego.

Mesmo imóveis no mesmo prédio podem apresentar diferença de preço. Em geral, os andares mais baixos são menos valorizados e, em outros, o simples estado de conservação da propriedade justifica a diferença. Esta primeira análise do mercado também lhe permitirá entender um pouco a diferença de preço entre imóveis novos e usados na região onde pretende morar, uma informação bastante importante na hora da revenda.

Procure profissional especializado
Ainda que esta pesquisa inicial lhe forneça subsídios para entender melhor a dinâmica do bairro para onde pretende mudar, é fundamental que você visite algumas imobiliárias da região para ter uma visão mais detalhada da localidade.

Fale com um corretor credenciado (www.creci.org.br) e procure se informar sobre o perfil das pessoas que estão mudando para a região, que tipo de imóveis são mais procurados, etc. Você está investindo em um imóvel antigo em uma localidade onde estão previstos vários lançamentos. Será que esta é uma boa decisão? Não seria melhor comprar algo mais novo, ainda que menor?

Ainda que a decisão deva se basear na sua preferência pessoal, é importante que você procure se aconselhar com profissionais que seguem o mercado para ter uma visão mais realista da situação.

Mesmo que você não tenha intenção de trocar de imóvel tão cedo e, portanto, a possibilidade de revenda pareça algo muito remoto, é importante que você leve estes aspectos em consideração, antes de decidir pela compra de um imóvel. Nas grandes cidades, os centros comerciais mudam constantemente, e uma localização que agora parece bastante conveniente, em pouco tempo pode deixar de ser, o que teria reflexos negativos sobre o preço do imóvel.

 

Contato