Em minhas-financas

CDMA, GSM ou TDMA: entenda melhor os padrões tecnológicos de celulares

Operadoras defendem seus padrões como os melhores, mas analistas crêem que a verdadeira disputa é comercial

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - A escolha do padrão tecnológico dos telefones celulares no mercado brasileiro esconde, segundo especialistas, uma grande disputa mercadológica entre as operadoras do setor.

Cada padrão tem suas vantagens e desvantagens. Na verdade, são praticamente equivalentes entre si. Assim, para boa parte dos especialistas no assunto, a conquista de mercado depende mais do esforço comercial das operadoras do que alguma vantagem tecnológica.

Quatro tecnologias
Dentre as opções disponíveis, há quatro padrões: CDMA, GSM, TDMA e AMPS.

A tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access) funciona transformando a voz ou os dados (fotos, arquivos) do emissor em um sinal de rádio codificado, recebido por antenas e retransmitido ao receptor.

Esse padrão foi escolhido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) como tecnologia base para uma das migrações da terceira geração (3G) de telefonia celular. A nova geração vai permitir transmissões de vídeo e acesso à internet com melhor qualidade.

GSM é evolução do padrão TDMA
O segundo padrão é o GSM (Global Standard Mobile), adotado pela Claro, TIM e Oi. Esse sistema é considerado a evolução do sistema TDMA, e permite a troca de dados do usuário entre telefones através do Sim Card, cartão com chip removível de armazenamento de informações, além de acesso mais rápido a serviços WAP e internetm através do sistema GPRS.

Por sua vez, o sistema TDMA (Time Division Multiple Access) funciona dividindo um canal de freqüência em até seis intervalos de tempo distintos. Cada usuário ocupa um espaço de tempo específico na transmissão, evitando problemas de interferência. No Brasil, a TIM e a Claro também operam neste sistema, em determinadas regiões.

Finalmente, o padrão AMPS, ou Advanced Mobile Phone Service, é o sistema de celular analógico, usado apenas por operadoras de Banda A, e em declínio devido à tecnologia superada.

 

Contato