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Satisfação do consumidor mostra leve retração em setembro, diz ESPM

Em setembro, a satisfação do consumidor registrou índice de 55,1%; setor financeiro ficou com 40,8%

Consumidor
(Getty Images)

SÃO PAULO – O INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor) apresentou queda de 0,7 pontos percentuais em setembro, em relação a agosto, fechando o mês com 55,1% de satisfação.

Divulgado nesta quarta-feira (10), ele é o primeiro e único indicador com informações totalmente levantadas na internet. Foi criado pelo professor pesquisador da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Ricardo Pomeranz.

Setores
O INSC mostra que a avaliação dos consumidores em relação ao setor financeiro é de 40,8%, em setembro deste ano, e o setor fechou o mês com retração de 3,8 pontos percentuais. A razão do recuo está relacionada com a circulação de um vídeo na internet chamado “Canal do Otário”, que mostra as tarifas bancárias e tem como objetivo explicar aos consumidores que certas cobranças são abusivas, além também, da greve dos bancos, realizada no mês passado.

Os setores de bancos, telecom, farmacêutica, vestuário, saneamento básico, energia elétrica, indústria digital, construtoras, bens de consumo, hospitais e laboratórios e drogarias também registraram queda na satisfação. Enquanto, todos os demais setores, dos 24 analisados, apresentaram alta, como foi o caso dos setores de supermercados, gás, seguradoras e convênios médicos.

O estudo
O INSC utiliza as redes sociais para coletar dados, mensurando as expressões, colhidas na web, de acordo com três pilares – qualidade percebida de produtos e serviços, expectativa do consumidor e valor percebido. O índice analisa a satisfação do consumidor em relação a 96 empresas de 24 setores da economia.

 

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