Em minhas-financas

Guias de viagem escritos por blogueiros são boas - e econômicas - opções

Ao planejar uma viagem é possível eliminar os gastos com os guias turísticos, substituindo-os pelos blogs. Conheça alguns!

avião sobre praia do Caribe - turismo - viagem
(Getty Images)

SÃO PAULO - A menos que você encare uma mochila nas costas e pedidos de carona, viajar tem vários custos - muitas vezes bastante altos. E eles começam muito antes da compra da passagem ou da reserva do hotel. Afinal, durante o planejameto é comum gastarmos com os tradicionais guias de viagem. 

Mas esses são gastos que podem ser facilmente eliminados. Atualmente, milhares de blogs na internet substituem com grande qualidade os guias impressos, trazendo praticamente as mesmas dicas de lugares a serem visitados, onde comer, onde se hospedar, fotos e mapas locais. E muitos trazem ainda um diferencial: as opiniões e as impressões de quem realmente esteve no local e pôde experimentar cada uma das indicações. 

Além disso, é possível encontrar blogs direcionados exatamente para o seu objetivo de viagem. Vai viajar a trabalho? Há blogs sobre isso. É mão de vaca, mas não quer abrir mão de conforto? Há um site para você. Sua intenção é visitar uma pequena cidade da Índia, sem nem passar pela capital Nova Délhi? Também é possível encontrar quem se aventurou nessa jornada, e se dispôs a escrever um diário para facilitar a vida de quem tem a mesma vontade. E encontrar guias impressos de objetivos tão específicos, pode não ser tarefa fácil.

Viajando na rede
E como economizar nunca é demais, o portal InfoMoney selecionou alguns dos blogs mais interessantes e informativos. Confira:

Viagens para Mãos de Vaca (http://www.maosdevaca.com) – como nome já diz, esse é um blog para quem quer viajar muito, gastando pouco. Para quem procura dicas de turismo econômico, esse é o lugar certo. 

BDV – Blog de Viagens (http://www.blogdeviagens.com.br) - o site traz uma série de informações úteis desde como tirar o passaporte, guias específicos, como um sobre o Marrocos, lista de aplicativos úteis para uma viagem e dicas práticas, por exemplo, como o que fazer no centro de NY sem gastar muito. 

Viaje na Viagem (http://www.viajenaviagem.com) – um dos mais antigos e completos blogs de viagem. Além de encontrar material separado por Brasil, Américas, Europa, Ásia, África e Oceania é possível pesquisar roteiros em categorias como Econômico, Luxo e Solo.

Aprendiz de Viajante (http://www.aprendizdeviajante.com) – com dicas de viagens com crianças e viagens românticas, o blog traz uma área dedicada a experiências, onde diversos turistas relatam suas dicas e vivências em diversas esferas, como compras, gastronomia, lua de mel, luxo, romance, aventura, cruzeiros, road trips, entre outras. 

Viajando com Pimpolhos (http://viajandocompimpolhos.wordpress.com/) – como o próprio nome já diz, o blog se dedica a dar dicas de roteiros para quem vai viajar com as crianças. Lá é possível encontrar informações tanto para quem quer se hospedar em um hotel de luxo com os pequenos, quanto para quem quer acampar com os pimpolhos. 

Sair do Brasil (http://sairdobrasil.com/) –  site traz informações para quem quer sair do Brasil por diferentes motivos. Estudar, trabalhar, passear, mochilar são algumas das áreas contempladas com informações práticas e bastante completas. 

Mochilão Trips (http://www.mochilaotrips.wordpress.com) - blog sobre viagens de mochilão, com dicas práticas para gastar pouco e se divertir muito.

 

Contato