Alimentos orgânicos são vistos pelos brasileiros como produtos luxuosos

Mesmo sendo visto como alimentos mais caros, a inserção desses produtos cresceu nos últimos anos 40% no Brasil

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – Os alimentos orgânicos são vistos pelos brasileiros como produtos “chiques”, tanto que são servidos, também, em hotéis de luxo.

De acordo com a pesquisa The Future Report Food, realizada pela The Future Laboratory em parceria com a Voltage, os consumidores ainda têm a percepção de que o produto orgânico in natura é caro, mas mesmo assim, ele é ligado à percepção de uma alimentação saudável. “Há uma questão interessante em relação aos orgânicos. Hoje, o consumidor quer que além de ser orgânico, o orgânico tenha elevados padrões éticos”, explica o CEO da Voltage, Paulo Al-Assal.

Segundo Al-Assal, o consumo de orgânicos tem crescido de forma expressiva pelo mundo anualmente. “No mundo inteiro, os orgânicos crescem anualmente cerca de 30%; no Brasil, têm crescido 40% nos últimos anos”, completa.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o CEO, se o produto orgânico for produzido e comercializado com ética, e esteja ligado à sustentabilidade e crescimento da economia local, a aceitação do consumidor é maior. “Com tais atributos, a percepção de que se paga mais por um produto diferenciado, e aliado a valores éticos, consolida novos atributos ao produto. Passa a valer a pena pagar mais”, avalia.

Mercado
Em 2015, a indústria mundial de produtos orgânicos deve faturar cerca de US$ 104,5 bilhões.

Com o alinhamento de padrões de produção ditados pela Federação Internacional de Agricultura Orgânica, estão sendo estabelecidas normas que unem sustentabilidade, justiça, cuidado, ecologia e saúde.

Continua depois da publicidade

As marcas orgâncias também estão agregando valor aos produtos com característas extra, como alguns produtos lácteos nos Estados Unidos, que são oferecidos com derivados de Ômega 3.

Nos EUA, o país tem uma excelente aceitação de produtos com esse perfil. Segundo a pesquisa, os consumidores serão responsáveis, em 2012, por um consumo de produtos cultivados localmente, movimentando US$ 7 bilhões.

Tópicos relacionados