Intenção de compra de bens duráveis recua 11,5% em um mês

De acordo com estudo da FGV, intenção passou de 88,2 pontos para 78,1 pontos entre dezembro e janeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O indicador que mede a intenção do consumidor de comprar bens duráveis recuou em janeiro, na comparação com dezembro.

Segundo dados da Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada na última quarta-feira (25) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a intenção do consumidor de adquirir bens caiu 11,5%, passando de 88,2 pontos em dezembro, para 78,1 neste mês.

Já na comparação com janeiro de 2011, o indicador mostrou queda de 7,8%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Perspectiva
Os dados da pesquisa mostram ainda que caiu de 19,5% para 15,9% a parcela de consumidores que acreditam que a intenção de comprar um bem durável irá crescer.

Por outro lado, a parcela dos pessimistas registrou alta, uma vez que o número dos que acreditam que a intenção irá cair foi de 31,3% para 37,8% no mesmo período.

Na comparação com janeiro de 2011, é possível notar que, hoje, o número de otimistas é menor e o de pessimistas é mais alto. Naquela época, 17,4% se declararam mais dispostos a comprar bens duráveis, enquanto 33% disseram o oposto.

Continua depois da publicidade

Juros e inflação
A pesquisa ainda analisa a opinião dos consumidores com relação às taxas de juros e à inflação. No primeiro caso, os dados mostram que 38,1% dos brasileiros acreditam que os juros irão subir, ante 25% que responderam o contrário.

A respeito da inflação, a sondagem mostrou uma expectativa de alta de 6,7% nos preços para os próximos 12 meses. Em dezembro, a expectativa para os 12 meses seguintes era de 6,8%.