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Casas Bahia e Nestlé são as empresas que mais respeitam o consumidor

O consumidor brasileiro tem cobrado mais investimentos efetivos na melhoria do atendimento ao cliente

SÃO PAULO – As empresas Casas Bahia e Nestlé são as que mais respeitam os consumidores, segundo revela pesquisa realizada pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno.

O estudo, que ouviu 1.389 consumidores nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte, elegeu também Extra, Coca-Cola, Carrefour, Brastemp, Sadia, Natura, Hiper Bom Preço, Petrobras, Bradesco, Correios, Banco do Brasil, Itaú, Nike e C&A como empresas que respeitam o consumidor.

De acordo com a pesquisa, o consumidor brasileiro tem cobrado mais dos gestores de marcas e produtos, investimentos efetivos na melhoria do atendimento ao cliente e na adoção de uma postura socioambiental adequada. “Há, no brasileiro, uma nova consciência, uma nova forma de ser consumidor. Estamos mais informados e preparados para cobrar, estamos amparados por leis que são referências mundiais e estamos mais despertos para o valor de se exercer a cidadania. Esse conjunto de fatores, associados ao aumento da autoestima do brasileiro, resulta em um consumidor mais exigente e lúcido. É claro que há muito por melhorar, sobretudo no atendimento ao cliente, mas estamos no caminho certo”, comenta a presidente da Shopper Experience, Stella Kochen Susskind.

Para concluir quais são as empresas mais bem colocadas nesta edição da pesquisa, o consumidor também analisou o e-commerce e o atendimento on-line das marcas.

Por segmento
O levantamento apurou ainda quais são as empresas que mais respeitam os consumidores por segmento. Os setores avaliados foram os seguintes: consumo, indústrias/fabricantes de outras categorias e varejo/ lojas e serviços. Abaixo veja as mais bem colocadas em cada segmento:

Consumo

  • Alimentos: Nestlé (93%)
  • Cerveja: Ambev/Skol (70%)
  • Refrigerantes: FEMSA/Coca Cola (86%)
  • Higiene e Limpeza: Bombril (82%)
  • Higiene pessoal e Perfumaria: Johnson&Johnson (96%)

Indústria

  • Eletrodomésticos: Brastemp (92%)
  • Eletroeletrônicos: Sony (85%)
  • Computador pessoal: Apple (94%)
  • Celular: Nokia (80%)
  • Carros Nacionais: Hyundai (78%)
  • Carros de Luxo: BMW (94%)
  • Indústria Farmacêutica: Medley (85%)
  • Artigos Esportivos: Nike (85%)
  • Calçados: Arezzo (72%)
  • Material de Construção: Tigre (83%)
  • Construção e Incorporação: João Fortes (74%)

Varejo

  • Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos: FastShop (86%)
  • Têxtil / Lojas de Roupas: Marisa (67%)
  • Hipermercados: Walmart (70%)
  • Farmácias: Ultrafarma (76%)
  • Restaurantes/Fast Food/ Quick Service: MC Donald´s (73%)
  • Loja de Material de Construção: TelhaNorte (71%)
  • E-commerce: Fastshop (97%)
  • TV por Assinatura: Sky (81%)
  • Provedor de Internet: Terra (58%)
  • Operadora de Telefonia Fixa: TIM (56%)
  • Operadora de Telefonia Móvel: TIM (58%)
  • Emissora de TV Aberta: Rede Globo (69%)
  • Jornais: O Globo (77%)
  • Editoras/Revistas: Editora Globo (84%)

Serviços

  • Financeiras/Empréstimo Pessoal: Losango (28%)
  • Previdência Privada: Caixa (85%)
  • Bancos de Varejo: Caixa (85%)
  • Cartão de Crédito (Bandeira): Visa (72%)
  • Fornecedores de Energia:CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica (84%)
  • Gás de Cozinha: Ultragaz (77%)
  • Gás Encanado: Comgás (66%)
  • Posto de Combustível: BR Petrobras (84%)
  • Saúde (Assistência Médica): SulAmérica (63%)
  • Seguro (Residencial/Automóvel): Caixa Seguros (74%)
  • Benefício Refeição: VR (66%)
  • Companhias Aéreas: TAM (63%)
  • Serviços Públicos: Correios (76%)

Especial 

  • Melhor experiência com as informações obtidas via web: Google (15%)
  • Melhor Experiência de uso de Redes Sociais via web: Orkut (22%)

 

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