Intenção de compra de bens duráveis recua 6,6% em um mês

De acordo com estudo da FGV, intenção passou de 93,8 pontos para 87,6 pontos entre setembro e outubro

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O indicador que mede a intenção do consumidor de comprar bens duráveis recuou em novembro, na comparação com outubro.

Segundo dados da Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada nesta sexta-feira (25) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a intenção do consumidor de adquirir bens caiu 6,6%, passando de 93,8 pontos em outubro, para 87,6 neste mês.

Já na comparação com novembro de 2010, o indicador mostrou ligeira alta, de 0,9%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Perspectiva
Os dados da pesquisa mostram ainda que caiu de 23,8% para 19,9% a parcela de consumidores que acreditam que a intenção de comprar um bem durável irá crescer.

Por outro lado, a parcela dos pessimistas registrou alta, uma vez que o número dos que acreditam que a intenção irá cair foi de 30% para 32,3% no mesmo período.

Na comparação com novembro de 2010, é possível notar que o número de otimistas e o de pessimista é mais alto. Naquela época, 15,1% se declararam mais dispostos a comprar bens duráveis, enquanto 28,3% disseram o oposto.

Continua depois da publicidade

Juros e inflação
A pesquisa ainda analisa a opinião dos consumidores com relação às taxas de juros e à inflação. No primeiro caso, os dados mostram que 31,6% dos brasileiros acreditam que os juros irão subir, ante 25,2% que responderam o contrário.

A respeito da inflação, a sondagem mostrou uma expectativa de alta de 7,3% nos preços para os próximos 12 meses. Em outubro, a expectativa para os 12 meses seguintes era de 7,5%.